História
São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, e oficial até então é que o esporte começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.[
Fundamentos
§ Passe: É a ação de bater na bola e mandar um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo.
§ Drible: É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado.
§ Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
§ Chute: É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
§ Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
§ Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
§ Domínio de bola: Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.
Posições dos jogadores no futsal
Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
§ Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar
§ Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro
§ Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra.
§ Pivô - movimenta-se no ataque
Conheça as dimensões da quadra de futsal
1- Dimensões.
A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros.
As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 2 (dois) metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede).
2 - A marcação da quadra.
3 - Área de meta.
Nas quadras, em cada extremidade da quadra, a 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 (três metros e dezesseis centímetros), paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área de meta. As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta.
4 - Penalidade Máxima.
A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.
5 - Tiro livre sem barreira.
A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados o respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras. A distância de 5 (cinco) metros do ponto central da meta em ângulo reto com a linha de meta, deverá ser marcado com uma linha tracejada de 60 (sessenta) centímetros, paralela a linha de meta, para demarcar a distância mínima em que o goleiro poderá ficar na cobrança dos tiros livres sem barreira.
6 - Zona de substituições.
É o espaço determinado na linha lateral, do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado partindo da linha divisória do meio da quadra.
7 – Metas.
8 – Construção.
O seu piso deverá ser construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.
9 - Local para o representante.
10 - Local para os atletas reservas e comissão técnica.
11 - Placar ou mostrador e cronômetro eletrônico.