sexta-feira, 28 de março de 2008

QUAL A MELHOR JOGADA?


COMPETIR

OU COOPERAR.

QUAL A MELHOR JOGADA?


“A MANEIRA COMO SE JOGA PODE TORNAR O JOGO MAIS IMPORTANTE DO QUE IMAGINAMOS, POIS SIGNIFICA NADA MENOS QUE A MANEIRA COMO ESTAMOS NO MUNDO”.

J.B LEONARD

JOGAR - E VIVER - É UMA OPORTUNIDADE CRIATIVA PARA ENCONTRAR:

-COM A GENTE MESMO

-COM OS OUTROS

-COM O AMBIENTE.

A PARTIR DAÍ, O “JOGO” PASSA A SER CONSEQUÊNCIA DE NOSSAS VISÕES, AÇÕES E RELAÇÕES.

EXISTEM DOIS “ESTILOS” BÁSICOS DE JOGO:

1- JOGAR COM O OUTRO - COOPERAÇÃO

2- JOGAR CONTRA O OUTRO - COMPETIÇÃO


A VIDA É UM JOGO... INFINITO

“EXISTEM DOIS TIPOS DE JOGOS. UM PODERIA SER CHAMADO DE FINITO, E O OUTRO DE INFINITO.

JOGO FINITO É JOGADO COM O OBJETIVO DE VENCER, E O JOGO INFINITO TEM O PROPÓSITO DE CONTINUAR JOGANDO.

AS REGRAS DO JOGO FINITO NÃO PODEM SER MUDADAS, ENQUANTO QUE NO JOGO INFINITO, ELAS SÃO DINAMICAMENTE, TRANSFORMADAS.

JOGADORES FINITOS, JOGAM DENTRO DOS LIMITES, E OS JOGADORES INFINITOS TRANSCENDEM AS FRONTEIRAS.

JOGADOR FINITO JOGA PARA ALCANÇAR A VIDA ETERNA, E O JOGADOR INFINITO, JOGA PARA NASCER ETERNAMENTE”.

JAMES P. CARSE


SE O IMPORTANTE É COMPETIR, O FUNDAMENTAL É COOPERAR


CAUROSA

21 comentários:

Nauticus disse...

achei muito interessante o que vc disse em meu blog, agradeço pela contribuição. ao respirarmos pela primeira vez, quando saímos do ventre de nossas mães sofremos a nossa primeira derrota, quando descobrimos que aquele gás que nos é vital não ficará para sempre em nossos pulmões, deverá ser renovado ao longo de nossa existência para que possamos continuar vivos e isso nos ensina que a "melhor jogada" é jogar sempre.

Anônimo disse...

COMPETIÇÃO:Sempre iré ter o objetivo de alcançar a vitória, sempre terá regras que ajuda na organização terá um fim e limites é o qu8e acho mais importante e essencial. O ruim é que em competições sempre tem confusões e brigas mas se houver cooperação as coisas seriam melhores.THAÍS FERREIRA 2001CN

Anônimo disse...

Laís e Rafaela conceição turma 2001 CN-
O jogo é sempre assim, tem brigas nas competições que até não valem de nada, e acaba virando um conflito.
Mais o mais importante é ter a cooperação de todos e a solidariedade na hora de jogar.
E assim fazer do jogo uma vitória para todos.Laís e Rafaela Conceição turma 2001 CN-

Anônimo disse...

Esse texto mostra, que não se deve ter o espírito de obscesão, ao ponto de querer trapacear o jogo, não pensar no time e não medir as consequências que seu ato pode prejudicar o jogo.Mas diante de um jogo, o mais importante,é ter o espírito de "competir" e o de "cooperar".Muitas pessoas não sabem o real significado da palavra "competir", acham que singnifica passar por cima de qualquer coisa para poder vencer.No entanto para ter o vedadeiro espírito de competição,é essencial ter o espírito de cooperação.Cooperar significa jogar com o outro, cooperar com o time,cooperar com o jogo.Portanto a vontade de "competir" e o de "cooperar" devem andar Tjuntos. Suelen e Rosivânia t:2001 CN

Anônimo disse...

No mundo em que vivemos é preciso que nós tenhamos um espírito de cooperação onde nosso objetivo de vida seja competir para encontrarmos nos erros nossas respostas para uma vida melhor buscando não só nossas realizações pessoais mas cooperando para que as pessoas que jogam conosco ou até mesmo contra nós também possa encontrar respostas e caminhos justos para sua vida. Se jogarmos contra os outros iremos tornar nossos objetivos reduzidos e apenas focados na vitória momentânea. Isso é competição, além de nos tornar jogadores que lutam com propósitos distintos não encontraremos respostas para as dúvidas que a vida nos propõe, ao contrário, encontraremos mais dúvidas pois estaremos jogando contra nós mesmos e contra nosso grupo sem ter objetivos definidos, apenas propósitos.
Ana Deje e Jaqueline Tavares - 2001 CN

Anônimo disse...

A vida é eternamente um jogo, pois estamos sempre competindouns com os outros, e temos como qualquer jogo seguir as regras
Vânia T:2001 CN

Anônimo disse...

Na COOPERAÇÃO, as pessoas combinam as suas atividades para que, juntas consigam alcançar seu objetivo, já na COMPETIÇÃO, as pessoa tem como objetivo vencer, para tentar mostrar que é a melhoooor.
Ser cooperador é FUNDAMENTAL e, somente através da cooperação podemos superar nossas limitações e chegar aos nossos objetivos.

;D

Monique Caroline (27) e Priscila Vieira (29)
2001 - CN

Anônimo disse...

COMPETIR:É ter o objetivo de vencer
um jogo.
COOPERAR:É tem o objetivo de vencer seus obstáculos a ajudar os outros,ou seja gesto de confraternização.
Larissa Graziani T:2001cn n°23

Anônimo disse...

O TEXTO NOS MOSTRA QUE O JOGO VAI ALÉM DO QUE PENSAMOS;E QUE VIVER E JOGAR NOS MOSTRA OUTRO LADO;QUE SOMOS CAPAZES DE VENCER QUALQUER OBSTÁCULO OU APENAS MOSTRAR AOS OUTROS QUE SOMOS MELHORES.MUITOS ACHAM QUE O JOGO E A VIDA É APENAS UMA AVENTURA,ESQUECENDO QUE A CADA PARTIDA E A CADA DIA ELES VENCEM OU NÃO OBSTÁCULOS;TORNANDO-OS VENCEDORES E MAIS EXPERIENTES.

ALUNOS:JOSIANE PAULA/LAIZ FERNANDA E WANDO.

Anônimo disse...

Este texto nos fez enxergar que o jogo vai além do que imaginamos e atrvés dele conquistamos diversas coisas e uma delas é força de vontade para vencer, e vivendo já estamos jogando...
BEATRIZ GRACIANI, JOICE HELENA
Nº 07, 18
TURMA: 2001 CN

Anônimo disse...

O texto fala sobre a importância de cooperar, de colaborar com o próximo, não só no jogo mas em toda sua vida. já numa competição as pessoas têm como objetivo ganhar, e na vida vale fazer qualquer coisa para conquistar um objetivo até mesmo usar a violência. Na nossa opinião é melhor cooperar, ajudar ao próximo para q possamos viver em paz com as pesseoas ao nosso redor.

Aliceane Madeira,01
Raquel Karen, 32

Turma: 2001 CN

Anônimo disse...

Dependendo do objetivo, essas palavras podem ser sinônimas ou antônimas. Cabe a cada um definir o que realmente anseia e sempre levando em conta o outro para que o simples jogo competido não se torne um conflito.
Em um jogo podemos competir e ao mesmo tempo cooperar com os participantes (pois a alegria de ganhar).
Como educadores, temos o dever em despertar o espírito competidor e sempre ressaltar que o respeito, amor e solidariedade levam qualquer time à vitória
Andréia e Regiane Balbino

Anônimo disse...

"A melhor jogada é a maneira como se vive".
jogar e viver é encontro • consigo mesmo • com os outros • com o ambiente.
Jogo(conseqüência) • de ações • de visões • de relações
Estilo de jogo • cooperação com os outros • competição
Tipos de jogos • finito(objetivo de vencer)•infinitivo (continuar jogando)
jogadores • finitos (dentro dos limites) • infinitos (transcendem fronteiras)

Anônimo disse...

o comentário anterior é de Fernanda Menandro nº 12 e Suellem Felício nº 36 T 2001 CN

Anônimo disse...

Quando num time de futebol a equipe busca vencer, isso não significa que entre os seus membros não haja cooperação entre si.
A melhor jogada é aquela em que se consiga vencer e também cooperar.
Um time quando vence uma partida não quer dizer que só tem como meta vencer, porque para vencer é preciso haver cooperação no grupo.
Ninguém vence sozinho, nem na vida nem no jogo, todos precisamos das pessoas.
O professor que observa os seus alunos através de um jogo tem uma ótima oportunidade para perceber como estes estão no mundo: no jogo finito ou infinito.


Alunas: Yasmin Kermizidis - nº 44
Andréa Nascimento - nº 05
Turma: 2001 - CN

Anônimo disse...

Não estamos sozinhos no mundo, por isso devemos sempre COOPERAR, ou seja jogar com o outro, e não jogar contra o outro. A vida é um jogo, estamos a todos os momentos precisando uns dos outros, por isso não devemos ter adversários e sim cooperadores, que sempre possam nos ajudar a progredir, e com isso todos seremos vitoriosos.

Turma: 2001CN
Iara Diniz 12
Laurita 24

Anônimo disse...

Entendi que a nossa vida é um jogo onde nós somos os jogadores,onde decidimos o placar,se perdemos ou se ganhamos.

Rafaela Rocha de Souza
n:31
turma:2001

Anônimo disse...

Preferimos a cooperação, sendo quem em certo casos a competição tem sua vasta importancia,só que não vemos graça de você jogar sozinho só para o nosso beneficio a cooperação é muito importante em nossas vidas e a competição é exigidas em algumas situações.
ALUNAS:Fernanda Oliveira e Paula Oliveira 2002 CN

Anônimo disse...

COMPETIÇÃO:Porque a competição dependendo da forma que é feita é uma coisa saudável, pois sempre irá ter o objetivo de alcançar uma vitória.Mas a competição para ser uma coisa saudável ela também precisa da COOPERAÇÃO porque com a cooperação evitamos brigas, confussões fazendo com que a competição seja muito boa.

Anônimo disse...

O texto nos fala que na competição é necessário existir a cooperação de ambas as partes. Assim, somos capazes de vencer todos os obstáculos nos tornando grandes vencedores !

Josiane Dias e Nattany Tavernari
2001 - CN

Anônimo disse...

O terceiro comentário("Esse texto mostra, que não deve ter espírito de.....")

É de Suelen Cristina nº35 e Rosivania nº34.