domingo, 8 de junho de 2008

JOGOS RECREATIVOS


A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS RECREATIVOS
NA EDUCAÇÃO

JOGOS RECREATIVOS


JOGOS RECREATIVOSsão jogos que têm por objetivo recrear ou distrair as crianças através de atividades de integração que também desenvolvam os conteúdos de formação cognitivas, motoras e de lazer.

Através dos Jogos Recreativos são integradas as necessidades sociais e bio-psico-fisiológicas, proporcionando a sua integração ao meio ambiente e desenvolvendo a sua socialização.

Na Educação infantil e no Ensino Fundamental os Jogos Recreativos são motivadores e ativadores do interesse dos alunos por brincadeiras, jogos imitativos e cantados, entre outros, para constante motivação das crianças.

Os Jogos Recreativos revigoram o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza aos movimentos, facilitam a desinibição , permitindo à criança se integrar no meio em que vive.

A sua utilização na Educação é de capital importância , pois a sua prática ajudará na formação integral da criança e do jovem . Os Jogos Recreativos são os principais meios utilizados pela Educação Física e Educação Psicomotora e outras disciplinas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+

Com base no texto acima, faça um comentário sobre a importância dos Jogos Recreativos
na Educação Psicomotora e no trabalho do professor regente de turma.

CAUROSA

41 comentários:

Anônimo disse...

Os jogos são de grande importância para a educação. Permite ao professor observar as dificuldades do aluno podendo ajudá-lo com mais eficácia, fazendo com que o aluno a tenha confiança em si mesmo.

Leandra Helena.Nº 19 - Turma 2002

Anônimo disse...

Os jogos recreativos estimulam os alunos de todas as maneiras, pois ali eles exercitam o corpo, a voz e a memória. O professor deve estar sempre por dentro dos jogos recreativos para que seus alunos perticipem com prazer.

Maria Helena. Nº 24 - Turma 2002

Anônimo disse...

A educação não se constrói somente em sala de aula, porém é necessário um estímulo a mais para o acontecimento do mesmo. Os jogos recreativos podem ser uma saída e contudo um incentivo para que ocorra uma melhor aprendizagem, criando nos alunos interesse e um melhor desenvolvimento, tanto cognitivo, quanto psicomotor. E
para o professor esse pode ser um meio de se ter um contado maior com seus alunos, facilitando assim a compreensão das necessidades e dificuldades que os cercam.

Joice Helena nº. 18 Turma:2001

Anônimo disse...

Os jogos recreativos vão além do que o próprio nome diz. Muito mais que uma recreação, ele estimula, cria uma melhor interação, facilita o processo ensino-aprendizagem, desenvolve o cognitivo e o motor e cria também um melhor relacionamento entre professor/aluno. O professor deve ter consciência que a melhor maneira de incentivar a criança é fazer com que ocorra o prazer, o gosto pelo que se faz, pois ocorrerá assim, um melhor resultado do que se espera.

Joseane Aurélio Nº 41 Turma: 2002

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são atividades que contribuem para aquisição de hábitos de disciplina, ordem, obediência e ajudam a controlar seus impulsos, além de aprimorar seu equilíbrio, sua agilidade e senso de direção.

Josiane Paula N°. 20 Turma: 2001

Anônimo disse...

os jogos recreativos é muito importante para a coordenação motora, para queimar energia que as crianças tem pra da e vender, com isso faz com que fiquem mais calma em sala de aula sem contar que é muito importante exercitar o corpo.
Thaís Ferreira- n°38 turma:2001

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são importantes porque desenvolvem a criança na sua inteligência, no seu corpo e na sua socialização. Os jogos recreativos divertem a criança, ela brinca sem perceber que eles trazem benefícios a ela. Tanto na educação física como em outras disciplinas pode-se utilizar desses jogos para desenvolver conteúdos programáticos, habilidades das crianças na educação infantil e no ensino fundamental.

Yasmin Kermizidis
nº 44 - Turma: 2001 CN

Anônimo disse...

O professor tem que criar dia após dia. O aluno de 10 anos atrás, não são os mesmos de hoje.Ainda mais num mundo globalizado de hoje,em que os jogos de antigamente(pula-corda,soltar pipa,bolas de gude,etc),foram substituídos por jogos eletrônicos,que não tem(quase todos)conteúdo algum que possa ser usado pra fins escolares.O professor pode usar de sua criatividade,nos jogos recreativos,trabalhando com assuntos relacionados ao cotidiano do aluno.
Pode-se até usar os jogos eletrônicos,porém sem tirar o foco do objetivo,que é:"o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental."
Essa criatividade do professor serve para qualquer série,porém aos alunos da Educação Infantil e Fundamental exige-se mais.

Andréia Balbino dos Santos nº06 turma:2001-CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos é fundamental para as crianças,porque é nesta etapa da vida delas, que adquirem os conhecimentos e as capacidades físicas,técnicas e táticas necessárias para a prática das modalidades esportivas.
Tornando assim,o aprendizado fundamental, mais interessante,dando a oportunidade dos alunos participarem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

Suelen Cristina Soares Campos nº35
turma:2001 CN

Anônimo disse...

na minha opinião esse jogos recreativo tem como objetivo,colocar essas crianças no mundo do esporte e também,os mostra a questão do certo e do errado e assim o leva a ser um futuro atleta de primeirissima. wando ferreira da silva

Anônimo disse...

Laís Pimenta- turma:2001CN
eu acho os jogos muito importantes para a educação
pois atraves de recreação nós podemos desenvolver e ensinar coisas novas para as crianças.
esse pode ser um meio de se ter um contado maior com seus alunos.

Unknown disse...

Pela importância dos jogos recreativos,nós podemos usá-los para todo conteúdo aplicado em sala de aula,pois sua integraçao interage plenamente com as necessidades sociais e psicomotora do educando na educação infantil e no ensino fundamental.


Andréa nascimento turma:2001CN

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Como foi falado no texto os jogos recrativos ajudam as crianças a terem mais cordenação motora e para as crianças mais tímidas ajuda à desinibi-las.Nós normalistas devemos estar sempre atualizadas com novos jogos recreativs para conseguirmos a atenção e a curiosidade das crianças, pois assim conseguiremos atingir nossos objetivos de educadores.

Nattany Tavrnari Lma. N°28- TURMA 2001

Anônimo disse...

Em sala de aula o conteúdo é de grande importância.Porém na prática temos um grande aprendizado também, isso inclui os jogos recreativos que desenvolvem o cognitivo das crianças, sua coordenação motora e viso motora. Os jogos recreativos também trabalham a auto estima da criança, exercita o corpo e a memória como por exemplo em um circuito. Também são atividades que as crianças têm prazer em realizar.
Jaqueline de castro silva nº 15

Anônimo disse...

O jogo recreativo é algo lúdico,que faz com que além de proporcionar um imenso prazer, é capaz de ser um objeto de observação ao professor. Os jogos, são um grande incentivo para que se tenha uma bom resultado de aprendizagem, isso faz com que o professor tenha um grande contato com os alunos, para que melhor perceba a necessidade de cada um deles.

Marcella Junqueira nº. 25 turma: 2001

Anônimo disse...

os jogos recreativos são importantes para a integração do aluno-aluno/aluno-professor, estimulando-os de todas as maneiras, fazendo com que eles aprendam praticando exercícios com prazer e alegria.

Josiane Dias - 19 - 2001CN

Unknown disse...

Nós, como professores, devemos estimular nossos alunos a praticarem os exercícios físicos propostos. Com isso estamos trabalhando não só com a parte física, mas também com a parte psicomotora da criança e ensinando através de jogos e brincadeiras varias coisas interessantes e importantes.

Priscila Vieira - 29 - 2001

Anônimo disse...

O professor deve sempre esta procurando novidades e atualizações para uma boa realização e um otimo resultado. Resultados que interferem diretamente na aprendizagem dia apos dias de cada um dos alunos, fazendo com que eles descubram, através de brincadeiras, muito além da sala de aula. Devemos nos esforçar ao máximo para podermos atingir nossos objetivos.

Monique Caroline
Nº: 27 - Turma: 2001

Anônimo disse...

carla maria ,10,2001cn

osjogos recreativos é uma forma ludica da criança desenvolver suas habilidades motoras,intelectuais e emocionais.ele permite o professor observar os pontos onde ele precisara melhorar com cada criança.

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são muito importantes não só para horas de lazer mas para desenvolver as crianças em outras áreas de sua vida. Além de muito usado por profissionais nas suas aulas.

Vanessa Graciani de Oliveira nº40- turma 2001.CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos servem para levar as crianças a se interessar não só por atividades, mas através deles aprenderem a se conhecer e conhecer o outro, com isto elas terão facilidade de relacionar com seus colegas.

Aluna- Vânia de Souza Graciani nº 41 Turma 2001 CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são de suma importância não só para o corpo mas principalmente para a mente, faz com que a criança tenha suas emoções controladas e melhora o aprendizado nas outras disciplinas. Além disso as crianças adoram e aprendem a se interarem com os colegas de classe e a perceber seus limites e os dos outros.

Anadeje Brivio, nº 4 - Turma 2001 CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos é muito importante para a vida do aluno, pois faz com que ele encare o mundo de uma maneira menos agressiva, pois educa-o a se relacionar com os coleguinhas, a ter controle de suas emoções, a perseber seus limites, seus direitos e deveres. Tudo isso é refletido em todas as disciplinas, melhorando assim o aprendizado, pois os jogos mexem com o corpo e a mente. As crianças antigamente brincavam mais de pics, bolas, corda, elástico, tudo isso com amiguinhos, e eram crianças mais educadas, prova que os jogos recreativos em nossas escolas, aproximam o aluno do ser humano, o fazendo mais humano.

Anônimo disse...

O comentário à cima, foi feito por Jaqueline Tavares, nº 16 - Turma 2001 CN

Anônimo disse...

foOs jogos recreativos são de verdadeira importância para a Educação. Através deles os alunos descobrem a satisfação de aprender brincando. Desenvolvem o lado motor, afetivo e de conhecimento da criança. Estabelecem vínculos afetivos e de troca de experiências com os colegas, ampliando sua comunicação e interação social.
Usando esses jogos os professores ajudam muito no desenvolvimento da criança.
Raquel Karen, nº32
Turma: 2001 CN

Anônimo disse...

Como a educação não se baseia somente em sala de aula. Aí nós vamos descobrir a importância dos jogos recreativos.
Brincando os alunos podem aprender várias coisas melhorando a aprendizagem.
Além de desenvolver o cognitivo, motor, a coordenação dos alunos. E por fim se o aluno aprende brincando é mais fácil de guardar. Pois foi com prazer e espontaneidade que ele aprendeu.

Jéssica Moreira da Silva da Conceição, nº17
Turma: 2001 CN

Anônimo disse...

os jogos recreativos podem ser usados como um maior incentivo para as crianças. Para que elas sintam um prazer maior em aprender, em ficar ligadas na aula. E isso as ajuda no desenvolvimento das áreas motoras e cognitivas. E com esse "instrumento" o professor pode enxergar melhor as dificuldades de seus alunos.

Fernanda Ávila Giffoni Menandro, nº 12 Turma 2001 - CN

Anônimo disse...

os jogos recreativos estimulam os alunos para que desenvolvam seu lado cognitivo e motor e cria tambem um melhor relacionamento entre professor X aluno.
o professor tambem deve ter consciencia de que meneira lidar com os jogos, pois nem sempre são incentivadas a brincar, deve vir pelo prazer e o gosto da criança.

Suelen Felício da Silva n° 36 Turma: 2001 - CN

Anônimo disse...

Os jogos Recreativos são importante, pois ajudam no desenvolvimento da criança e, as estimulam. Ele também desenvolve o coginitivo e motor da criança. Proporcionenda assim um a maior interação entre professor e aluno. Sem contar que se pode desenvolver através dele o que foi trabalhado em sala de aula.

Iara Diniz, 13 T: 2001CN

Anônimo disse...

os jogos recretivos tem
muita importancia para o professor,
pois além de trabalhar as habilidades da criança ela te ajuda a conhecer melhor o aluno,te ajuda a interagir com a criança

rafaela rocha de souza
31 2001CN

Anônimo disse...

os jogos ajuda na auto-estima da criança eles ajudam a sair da rotina diária de aula

Vanderleia 2001CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são importantes por que ajudam na formação do aluno, na vigoração do corpo do aluno, na levez dos movimentos, facilitam a desibinação ajdando a criança a conviver melhor no meio em que vive. Os jogos recreativos são tão imporantes que são utilizados pela educação física e educação psicomotora e outras disciplinas para o desenvolvimento das ciranças.

Rafaela Aparecida. nº 30. turma 2001 CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativs não são apenas joguinhos para distrair crianças, fazê-los ficar quietos e ocupar o tempo que alguns professores dizem que é "vago"... eles tem uma função que vai além disso, que é desenvolver o corpo e a mentalidade das crianças.esses jogos trabalham e muito bem o corpo e a mente dos alunos para que eles possam desenvover outras habilidades mais tarde !

Aliceane Madeira. Nº 01. Turma 2001 CN

fernanda disse...

é tudo isso é verdade mesmo.....

tah disse...

eu acho os jogos recreativos muito importante na vida das nossas crianças ameiiii este blog

Unknown disse...

Eu achei muito interessante porque ajuda a crianças timidas se enturmar com os professores e seus colegas e também achei muito legal a forma dos jogos.

vitorgeral disse...

kkkkkkkkkkk

vitorgeral disse...

kkkkkk

vitorgeral disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Como assim