O FOLCLORE
No dia 22 de agosto de 1846, em Londres, foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thomas, a expressão, Folk-Lore, escolhendo duas velhas raízes saxônicas: Folk, que significa povo, e Lore, saber, formando assim Folklore, até que a reforma ortográfica no Brasil suprimiu a letra k, substituída no caso, pela letra C, originando a forma Folclore.
Folk - povo
Lore - ciência, sabedoria, estudo da cultura espontânea,expressão do pensar - sentir - agir - reagir dos membros de uma Sociedade.
FOLCLORE NA ESCOLA
Muitas ciências, disciplinas e artes estão intimamente ligadas ao folclore. Assim, na escola de Ensino Fundamental, por exemplo, levando em consideração o aspecto formativo, pode e deve servir como excelente meio de transmissão e conhecimentos, ao mesmo tempo um revelador da cultura do povo. O aproveitamento do folclore, nesta fase do ensino, é das mais válidas contribuições, pela intenção formativa e pelo caráter de nacionalidade que imprime.
No ensino médio, passa o folclore a atuar no aspecto informativo, enfatizando a cultura de modo mais profundo, consequentemente levando o praticante a conclusões conscientes de que toda cultura tem dignidade e um valor especial, na medida em que a sua fecunda variedade e diversidade exercem uma influência recíproca fazendo com que todas as atividades culturais se tornem parte comum da humanidade.
No caso especial do Brasil, notamos a influência de várias culturas, como a européia, a africana, a indígena (primitiva da terra) provando claramente a verdade da afirmativa citada acima, pela aculturação resultante.
Na escola, na faixa etária mais baixa, temos o recurso dos brinquedos cantados com gestos imitativos, facilitando e preparando para as danças que virão mais tarde. Numa faixa etária mais alta antes da apresentação da dança, incentivar a pesquisa para maior conhecimento e desenvoltura na execução prática. As informações recebidas através de maiores vivências nas pesquisas de campo ou mesmo através de livros desenvolverão o gosto pela atividade em si.
No ensino médio, passa o folclore a atuar no aspecto informativo, enfatizando a cultura de modo mais profundo, consequentemente levando o praticante a conclusões conscientes de que toda cultura tem dignidade e um valor especial, na medida em que a sua fecunda variedade e diversidade exercem uma influência recíproca fazendo com que todas as atividades culturais se tornem parte comum da humanidade.
No caso especial do Brasil, notamos a influência de várias culturas, como a européia, a africana, a indígena (primitiva da terra) provando claramente a verdade da afirmativa citada acima, pela aculturação resultante.
Na escola, na faixa etária mais baixa, temos o recurso dos brinquedos cantados com gestos imitativos, facilitando e preparando para as danças que virão mais tarde. Numa faixa etária mais alta antes da apresentação da dança, incentivar a pesquisa para maior conhecimento e desenvoltura na execução prática. As informações recebidas através de maiores vivências nas pesquisas de campo ou mesmo através de livros desenvolverão o gosto pela atividade em si.
ESCOLA - aproveitamento do folclore, na seleção de acordo com os vários níveis de ensino, grande valor didático, auxiliar de várias matérias.
Linguagem
Estudos Sociais
Ciências Naturais
Memória - imaginação
Educação Artística
compreensão - expressão literatura oral
Educação Física
Música e Arte
LITERATURA - escritores aproveitando temas populares , cultura erudita buscando inspiração na cultura espontânea.
Ex: Macunaíma - Mário de Andrade
ESTUDOS SOCIAS - Lendas ligadas a acontecimentos históricos
ARTES PLÁSTICAS - artistas sem ter cursado qualquer escola de arte
arte espontânea - nasce da maneira de pensar, sentir, agir e reagir da sua coletividade
pinturas - projeção ou inspiração de temas folclóricos. Ex. Portinari - Djanira
DANÇAS E FOLGUEDOS
Ainda contribui para:
- desenvolver o gosto pela música
- educar o senso de ritmo
- perpetuar tradições folclóricas
(Projeto Educação Física Escolar - SEE - Prof. Cely Teles de Meneses) - Resumido por Carlos Rosa
37 comentários:
“Dia Nacional do Folclore”.
Essa data é oficial desde 1965, através de um decreto federal, sendo que através do folclore é possível compreender as características e modo de vida que marcam as origens e costumes do povo.
O folclore pode ser definido como o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, ou seja, alimentação, linguagem, artesanato, religião, enfim, todos os costumes que perpetuam de geração em geração podem ser considerados folclore regional.
Região Sudeste: Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque. — Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa. — Pratos: tutu de feijão, feijoada, lingüiça, carne de porco. — Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados e trabalhos em cerâmica.
Região Centro-Oeste: Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor. — Festas tradicionais: cavalhada, tourada, festas juninas. — Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho. — Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
Região Nordeste: Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, cavalhada e cirandas. — Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá (na Bahia); Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo (em Pernambuco); romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Região Norte: Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda. — Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas. — Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha. — Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru. — Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi.
Pedro Braile Neto
Franceluce de Alcantara Alves
nº11 Turma 2002
francelucealves@yahoo.com.br
eu acho muito importante o folclore na escola, pois disperta o interesse das criançase tem como ser aproveitado de diversas maneiras.
Laís Pimenta nº:21 Turma:2001CN
Eu acho importante,porque dá para aproveitar em várias atividades educacionais
Vânia De Souza nº:41 Turma:2001CN
é muito importante da pra fazer varias atividades e é sempre bom os alunos saberem sobre o folclore isso é cultura .
thaís ferreia n°: 38 turma:2001 cn
Com certeza o folclore é muito importate no ambiemte escolar, pois muitas das vezes é atravez do dele que conhecemos um pouco mais de nossas origens e costumes.
JOSEANE A. MARIANO N°41 TURMA:2002
Muitas pessoas não dão o valor que deveriam dar ao folclore.
Como sabemos o Brasil é um país muitas crenças;valores sociais, culturais diferentes.
O que muitas pessoas não sabem é que tudo é baseado no folclore até em um geso simples de se fazer uma comida o folclore esta presente.
Mais porque será que o folclore existe e tem uma presença tão forte na vida escolar.
Ao meu ver é através do folclore que a gente conhece e compreende as tradições e origens da nossa sociedade.
Podemos trabalhar o folclore com as crianças principalmete na educação infantil com músicas, danças, jogos, etc. E através disso podemos também trabalhar a pare psicomotora.
[b]Jéssica nº17 Turma 2001CN
Nossa cultura é muito vasta,e dentre elas existe o folclore.Conhecer o folclore é vivenciar a história de nosso país.Nossas raças,costumes,danças,etc,estão infiltrados nessa pequena palavra;FOLCLORE.Através do folclore,podemos trabalhar a criatividade dos alunos.Com o folclore trabalhamos também,as diversidades e diferenças culturais e descobrimos coisas novas,inclusive nossas 'raízes'.
o folclore é importante na escola porque é uma maneira divertida de conhecer a cultura da nossa região e tambem serve para conhecer culturas de outras partes do país.
Rafaela Rocha de Souza
Turma:2001CN N:31
o folclore é uma otima maneira de despertar a criatividade na criança,alem de apreder mais sobre a nossa cultura
Vanderléia Ferreira de Sá
45 2001CN
O flclore é de suma importancia para a educação infantil, pois através dele podemos transmitir as crianças desde à alfabetização a cultura brasileira.
Nattany Tavernari Lima nº28 Turma:2001
O folclore é tudo que tras a cultura de nosso país ou de nossa regiao. por isso tem tamanha importancia, quando chega essa data, há varios conteudos à serem desenvolvidos, que trarão grande conhecimento e aprendizado às criancas, principalmente para elas pois desperta nelas grande interesse se esse assunto for ensinado e adiqurido da forma correta
Marcela Junqueira n° 25 turma 2001 cn
O folclore é diferente em cada regiao e é de grande importancia mostrar principalmente para às criancas todas as formas diferentes de cultura que temos, pois no meio que trabalharremos as criancas estarao com as cabecinhas prontas para receber todo o conhecimento, o conteudo que a elas forem entregues! o folclore tras beneficios a escola pois é um assunto que abrange muitos outros
Jaqueline de Castro n° 15 2001 cn
O folclore implementado na Ed. Infantil é muito importante porque leva as crianças a saberem , desde pequenas , a historia da cultura brasileira e leva-as a conhecer mais o pais em que vivem.
' Priscila Vieira - n° 29 - T: 2001CN
é muito importante o folclore na escola,dá para os professores desenvolver atividades lúdicas,brincadeiras,músicas etc. larissa graziani t-2001
O folclore ajuda na Educação Infantil porque ele estimula a imaginação tanto do aluno q se diverte aprendendo as lendas folclóricas, quanto o professor q pode montar uma aula bem diferente com esse tema, assim o aluno aprende se divertindo.
O folclore ajuda na Educação Infantil porque ele estimula a imaginação tanto do aluno que se diverte aprendendo as lendas folclóricas, quanto o professor que pode montar uma aula bem diferente com esse tema, assim o aluno aprende se divertindo.
Mônica - nº27 - Turma: 2002 CN
A escola tem com objetivo formar moralmente a criança, e para que isso ocorra é necessário que se promova nas instituições de ensino uma análise das diversas culturas, englobando-se as brincadeiras de cada região, as danças, crenças...a fim de que cada criança conheça um pouco mais os costumes de todas as regiões.
Joice Helena de Souza Nº18 T:2001CN
A aplicação do folclore nas disciplinas escolares facilita a formação do aluno e do cidadão, levando conhecimento e cultura ao acesso de todos. Fazendo com que o aluno se torne um adulto consciente da importância da influência do folclore e da cultura na sua formação e da própria sociedade.
Raquel Karen, 32 Turma:2001 CN
"É muito importante a comemoração dessa data,porque podemos adquirir conhecimento de culturas diversas.Além de adquirir conhecimento para passar adiante, de povos que convivem num mesmo país mas não tem contato.Pois se folclore é a definição de várias tradições como dança,música,crença,etc...devemos ao menos conhecer suas características."
"É muito importante a comemoração dessa data,porque podemos adquirir conhecimento de culturas diversas.Além de adquirir conhecimento para passar adiante, de povos que convivem num mesmo país mas não tem contato.Pois se folclore é a definição de várias tradições como dança,música,crença,etc...devemos ao menos conhecer suas características."
Andréa Nascimento
n 05 turma 2001
Curso Normal
Achei muito interessante o texto falando sobre o folclore podendo ser usado em outras matérias, não tinha me dado conta o quanto é vasto o campo de trabalho através do folclore, essas diversas maneiras que podemos usar, que é a música, a dança, as comidas, as figuras, nos tira do mundinho fechado da sala de aula e nos leva a uma viagem imaginária que enriquece o aprendizado e isso deve estar sempre presente no educador: enriquecer o aprendizado!
Anadeje Brivio Simões - Turma 2001 CN, nº 4
O folclore é muito importante, pois com ele pode-se trabalhar em diversas áreas, como a diversidade de cultura em nosso país e as diferentes culturas que erdamos de nossos antepassados. E também é sempre muito bom saber, um pouco que seja, sobre o folclore do nosso país, pois é uma forma de conhecer-mos nossa cultura.
Iara Diniz n. 13 T. 2001CN
O Folclore Brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. É nossa herança cultural.Assim,conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais.
Nome:Suelen Cristina-turma:2001- nº35-CN
Folclore
O dicionário Aurélio da língua portuguesa define folclore como “o conjunto ou estudo das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expressões em suas lendas, canções e costumes”.
O folclore brasileiro revela partes da identidade cultural nacional, como os processos e efeitos do tipo de colonização, religiosidade e escravidão. Pode ser promovido de forma sistemática, através da escola.
Funciona como um ótimo meio de transmissão de conhecimentos. Pode ser desenvolvido desde as séries iniciais, abordado de forma gradativa até que, no ensino médio, através dos conceitos e experiências vividas, possa ser realizado um trabalho com perspectiva global levando o aluno a reconhecer que todo povo possui cultura, e que cada cultura deve ser respeitada, pois a diversidade é muito importante para a vida em sociedade.
O caráter interdisciplinar do folclore possibilita que seu estudo possa ser feito de forma abrangente e variada, em matérias como Linguagem, Estudos Sociais, Ciências Naturais, Educação Artística, Educação Física, Música e Arte
O estímulo ao emprego do folclore nas escolas é importante, pois vigora o nacionalismo, sistema de valorização da cultura do país, que funciona como mediador nas transferências culturais entre os povos, em vista que atualmente o Brasil é muito influenciado por costumes estrangeiros, que muita das vezes não correspondem às necessidades que o país enfrenta. Refletindo sobre tal questão: o American Way of Life não traduz a realidade de vida dos nordestinos nem dos negros em nosso país, enquanto que a capoeira, por exemplo, engloba a luta de brasileiros.
Colégio Pedro Braile Neto
Curso Normal
Turma: 2002
Aluna: Isabela Carvalho Lobo Nº: 13
Folclore
Eu acho o folclore uma data muito essencial para as crianças, pois através dele, elas aprendem diversos assuntos como: parlendas, cantigas de roda, brincadeiras. o professor pode explorar bem nessa data para ensinar muito para seus alunos, conhecerem outras culturas.
Aluna Vanessa Graciani de Oliveira nº 40 Turma 2001
Através desse texto, eu ví o quanto é importante valorizar a cultura brasileira.Trabalhar o folclore com na escola é importante para a formação das crianças, assim podemos mostrar a elas parte de nossa identidade.Com o folclore dá para criar danças, brincadeiras, etc... tudo isso para trabalhar com o cognitivo da criança.
ALICEANE MADEIRA - 01 - 2001 CN
Entendi que o folclore é uma maneira lúdica de trabalhar com crianças nas escolas.Dá para elaboras danças e cantigas de roda além de contar parte da história do nosso país. é importante que as crianças saibam quais são suas origens. Adorei o texto.
Rafaela Aparecida - 30 - 2001 CN
O folclore vem resgatar o conhecimento de culturas e serve como informativo pedagógico,leva também a criança a resgatar os valores já perdidos com o tempo, como as músicas, as brincadeiras etc.
Josiane Paula,n:20,turma:2001-CN
O folclore possui um papel muito importante na escola ,ele atinge todas as séries,desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Com o folclore se pode trabalhar a dramatização,a cultura e outros.Ele resgata a origem de um povo cultura.
Carla Maria,nº10,turma 2001-CN
Esta data é bem interessante, pois resgata nossas origens, facilitando o aprendizado das crianças, fazendo com que elas participem de atividades no folclore com danças, histórias e aprendendo os costumes de diversas regiões.
Esta data é bem interessante, pois resgata nossas origens, facilitando o aprendizado das crianças, fazendo com que elas participem de atividades no folclore com danças, histórias e aprendendo os costumes de diversas regiões. Laurita Santos, nº 24 - Turma 2001
O folclore é muito importante para a vida escolar, porque nos faz entnder os costumes regionais de nosso país, principalmente nas escolas temos um campo de trabalho muito vasto com diversas chances de trabalhar este tema, com danças, comidas típicas, lendas e toda a simbologia folclórica.
Jaqueline Tavares, nº 16 - Turma 2001
A exploração do folclore brasileiro nas escolas é importante para se refletir sobre a criatividade humana e sobre os valores culturais de uma sociedade em qualquer faixa de idade ou de nível escolar. Os professores devem trabalhar o folclore brasileiro não somente como uma data comemorativa, mas como um instrumento de aprendizagem para seus alunos, desenvolvendo projetos significativos.
Aluna: Yasmin Kermizidis - nº 44
Turma: 2001 - CN
O folclore é muito importante nas escolas, pois podemos passar para as crianças desde pequenas, nossas culturas como danças, festas, comidas e etc.
Podemos trabalhar o folclore em todas as series, fazendo pesquisas, ensaiando danças, musicas e levando comidas tipicas.E é uma aula bem ludica, dá para o professor diversificar bem os métodos de ensino.
Fernanda Menandro. n°: 12
Turma: 2001
O folclore é muito importante em uma ambiente escolar, pois muitas vezes, alunos nao sabem o que é folclore.
O folclore esta presente em muitas coisas em nosso cotidiano como por exemplo as danças, comidas, musicas e entre outras coisas.
Podemos trabalhar o folclore com as crianças principalmente na educaçao infantil. Pois é sempre bom aprender desde pequeno as culturas.
Suelen Felício. n°: 36
Turma: 2001
parabens pelo blog...vou recomendar aos meus amigos.
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
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