domingo, 12 de outubro de 2008

A PSICOMOTRICIDADE



"A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo."


caurosa


25 comentários:

Anônimo disse...

Pedro Braile Neto
Turma 2002
Franceluce de Alcantara Alves, nº11




No início, a Psicomotricidade tinha seus estudos voltados para a patologia. Wallon, Piaget e Ajuriaguerra tiveram a preocupação de aprofundar esses estudos mais voltados para o campo do desenvolvimento.

Wallon se preocupou com a relação psicomotora, afeto e emoção.
Piaget se preocupou com a relação evolutiva da psicomotricidade com a inteligência.
Ajuriaguerra, que vem consolidar as bases da evolução psicomotora, voltou sua atenção mais específica para o corpo em sua relação com o meio.

A evolução da criança está na conscientização do seu corpo. " O corpo é uma totalidade e uma estrutura interna fundamental para o desenvolvimento mental, afetivo e motor da criança". São experiências e vivências corporais que organizam a personalidade da criança.

A psicomotricidade trabalha respeitando o potencial de cada ser, dando a ele o direito de ter um lugar na sociedade, sendo que, o ser humano passa por vários processos de desenvolvimento, tanto motor quanto cognitivo, sendo estes freqüentes e permanentes. Acreditamos que a conscientização pelo respeito às individualidades promove a socialização, a auto-estima, a valorização de si próprio e de outros.

Conclui-se que devem ser explorados os limites das crianças, suas ações e, para melhor procedimento, devem ser planejadas as aulas e brincadeiras, porém, as brincadeiras surgidas espontaneamente devem ser recebidas sempre de bom agrado levando em consideração que isso aguçará o intelecto criativo e social da criança. O ato de brincar desenvolve também os processos psíquicos como a imaginação, o pensamento, a linguagem e a memória. Contudo, faz-se entender que brincar não é apenas uma distração, mas sim, uma importante arma para o desenvolvimento da criança em amplas áreas

“A aprendizagem dramatiza-se no corpo a partir da experiência de prazer pela autoria. Sendo a autoria objeto de toda intervenção psicopedagógica e sendo a psicomotricidade a que se ocupa do saber sobre o corpo e seus modos de valer-se, vamos vendo outros laços fraternais” (Alicia Fernández).

Anônimo disse...

Pedro Braile Neto
Turma 2002/Curso Normal
Suely Fonseca Pinto, n°35




A Psicomotricidade é uma ciência terapêutica adotada na europa há mais de 60 anos, principalmente na França, que institui o primeiro curso universitário de psicomotricidade em 1963.
O primeiro serviço de reeducação psicomotora foi desenvolvido após a segunda guerra mundial em 1947, também na França pela equipe do Dr. J. Ajuiaguerra, com a inceativa da Drª. Giselle Soubiram.

Psicomotricidade é uma Neurociência que transforma os pensamentos em ato motor Harmônico.
é a sintonia fina que coordena e organiza as ações gerenciadas pelo cérebro e as manifesta em conhecimento e aprendizado.
O objeto de estudo da psicomotricidade é o homem, o nosso corpo é o referencial que esta em contato com mundo, através dele é que existimos e nos relacionamos com o outro.
dissocia-lo da mente, do intelecto, dos pensamentos, dos sentimentos. Através do corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo:o movimento,o intelecto e o afeto são destinados a estudar, analizar e orientar as diversas condutas da pessoa. (motoras,afetivas, emocionais, cognitivas).
A filosofia da prática psicomotora: é o cuidado e o respeito ao ser humano, tende a respeitar, aceitar e receber com sensibilidade a expressividade da criança, em sua forma, conteúdo e sentido sem julgamento e preconceito.
desse modo a psicomotricidade trata de um lugar da expressividade motora, onde a criança será ouvida e reconhecida em sua maneira de ser original e singular no mundo.
sabe-se que, quando a criança é estimulada desde bebê, tende a ter mais facilidade nos seus relacionamentos afetivos, na sua forma de lidar com o próprio corpo, com ela mesma,e com o ambiente social.
"Os objetivos da psicomotricidde, é fazer da criança um ser comunicativo, criativo e de pensamento operante". (Raquel Marins de Mendonça)
Por isso o objetivo principal é o incentivo a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança.
A LDB n°9394/94, art. 9, define como finalidade da Educação Infantil o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico intelectual e social.
A educação psicomotora deve portanto ter dupla função, preventiva e terâpeutica e deve estimular a fantasia tão importante nessa fase da vida da criança, onde també os jogos, brincadeiras prazerosas, recreação dirigida ajudam o pleno desenvolvimento.
A atuação do professor com noção de psicomotricidade gerará maiores condições de aprendizagem, formando a criança para, o aprender e a escrever.
Palavras de ordem na psicomotricidade.

OLHAR - MEXER - IMAGINAR
TOCAR - ENCONTRAR - CONVIVER

Motor/ verbal/ mental = SER HUMANO.

Anônimo disse...

A psicomotricidade é fundamental na formação de uma criança, pois ela ajuda a observar o desenvolvimento da criança.
A recreação também ajuda na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo, isso se a recreação for dirigida.
RAFAELA APARECIDA, Nº30 TURMA 2001 CN

Anônimo disse...

A psicomotricidade é de grande importância na vida de uma criança. As atividades praticadas além de divertirem as crianças trabalham todo o lado motor e afetivo. Através da psicomotricidade a criança aprende a demonstrar o que sente.
A psicomotricidade na educação infantil permite que a criança descubra seu corpo e como ela pode expressar o que está sentindo através dele.
A recreação dirigida permite que as crianças aprendam as atividades que irá ajudá-las na conservação de sua saúde.
Raquel Karen, Nº32 TURMA 2001 CN

Anônimo disse...

É muito importante a psicomotricidade pra uma criança, trabalha todas as partes do corpo, lado motor . alem da criança praticar tudo isso o bom é que ela nem senti pois com essas "brincadeiras" acaba si dvertindo.
a psicomotricidade ajuda na expressão corporal e até mesmo na descoberta de seu corpo.
Thaís Ferreira 38 2001CN

Anônimo disse...

A psicomotricidade é importante, pois desenvolve o lado cognitivo-afetivo da criança.
também é fundamental para a criança conhecer o seu corpo de maneiras diferentes.

Laís Pimenta n°:21 Turma:2001CN

Anônimo disse...

a psicomotricidade ajuda a estimular o desenvolvimento
corporal do aluno
e ajuda a criança a criar seu próprio espaço,respeitando
o limite dos outros

Anônimo disse...

a psicomotricidade ajuda a estimular o desenvolvimento
corporal do aluno
e ajuda a criança a criar seu próprio espaço,respeitando
o limite dos outros

Rafaela Rocha de Souza
31 2001CN

Anônimo disse...

A psicomotricidade é muito importante na formação da criança, além de trabalhar o seu lado afetivo, cognitivo e psicomotor a criança passa a exercer um controle sobre os seu estímulos.

Laiz Fernanda, nº22 turma:2001-cn

Anônimo disse...

Através do contato com crianças na idade de formação, pude perceber o quanto a psicomotricidade é importante na vida da criança, pois contribui para que desenvolva sua capacacidade mental e física lhe proporciando um desenvolvimento muito melhor para a vida toda.
Anadeje Brivio Simoes, nº 4 - turma 2001 CN

Anônimo disse...

CARLA MARIA.N10,T:2001-CN
A PSICOMOTRICIDADE E FUNDAMELTAL EM TODAS AS ETAPAS DE NOSSA VIDA.PRINCIPALMENTE QUANDO CRIANÇAS.A FASE NA QUAL NOS DESENVOLVEMOS.
NESSA FASE DE NOSSA VIDA A PSICOMOTRICIDADE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO CORPO.

♥.*..Lih Butterfly ..*.♥ disse...

Entendi que as brincadeiras são a base na formação da criança ! cada brincadeira tem uma finalidade e trabalha determinada parte do corpo para que mais pra frente a criança se deselvolva da melhor maneira possível.

Joice disse...

A Psicomotricidade é essencial em todas as etapas da vida da criança, pois ela auxilia no desenvolvimento cognitivo, psíquico e motor, facilitando assim, a aprendizagem.
Joice Helena Nº18 T:2001 C.N

Anônimo disse...

É necessário que o professor motive seus alunos,através da psicomotricidade,com jogos recreativos e lúdicos.Desenvolver o lado afetivo, cognitivo e motor,para que o aluno não venha a ter dificuldades nos seguintes anos escolares.

Andréia balbino
n:06 t:2001-cn

Anônimo disse...

O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.
Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
Aluna:Suelen Cristina n°35 turma:2001 CN

Vanessa disse...

A psicomotricidade tem por objetivo desenvolver as crianças tanto na área motora como na afetiva. Através de brincadeiras, jogos, estará interagindo a criança com outras da sua faixa etária. É muito importante que tenham esse tipo de atividade junto a aprendizagem de novos conhecimentos.
Aluna Vanessa Graciani de Oliveira nº40 t.2001

Vânia disse...

Desde muito tempo vem se descobrindo a necessidade da criança ter atividades, as quais venham desenvolvê-la. A psicomotricidade desempenha esse papel na vida das crianças.
Aluna Vânia de Souza Graciani nº41
T.2001

Anônimo disse...

A psicomotricidade é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo, e deve ser trabalhado desde que a criança é pequena, pra que possa desenvolver bem seus movimentos e coordenação motora, além de movimentos corporais.

Iara Diniz n°: 13 T: 2001CN

Anônimo disse...

Para as crianças de educação infantil,é muito importante,a psicomotricidade,porque elas desenvolvi a coordenaçãomotora,a estrutura da esquenia corporal´,e é uma parte lúdica,também.

Larissa Graziani T.2001 n°23

Anônimo disse...

A Psicomotricidade é muito importante porque traz à criança um desenvolvimento pleno, tanto físico como afetivo. Somente controlando seu corpo que a criança pode também se sentir equilibrada emocionalmente. Assim, ela se sentirá mais segura e autônoma neste mundo.
O trabalho da psicomotricidade traz benefícios e ajuda a desenvolver muitas habilidades da criança.

Yasmin - nº 44
Turma 2001 CN

Anônimo disse...

A psicomotricidade é muito importante na vida da criança, porque trabalha com os movimentos e ajuda a desenvolver habilidades tanto no lado fisico como no lado afetivo,e a criaça aprende brincando.

Andréa nascimento.5
turma:2001cn

Anônimo disse...

A Psicomotricidade e fundamental na formação e estruturação do esquema corporal,e tambem ajuda a desenvolver o lado cognitivo- afetivo da criança.

Laurita Santos de Oliveira Nunes N:24 turma 2001 CN

Isabela Carvalho Lobo; 13; t :2002 disse...

A psicomotricidade contrubui muito para o desenvolvimento da criança. Tanto do corpo como da mente. A criança precisa exercitar para conhecer seu próprio corpo. Também contribui para o afeto e emoção, além de ajudar na inteligência ajudando com que a criança se desenvolva melhor sabendo movimentar o corpo adequadamente, sabendo se desenvolver em amplas áreas.

Rharin Ellin disse...

A psicomotricidade, é como diz no texto, muito importante para o desenvolvimento da criança. E o educador deve ter muito cuidado ao passar a atividde para o aluno, pois irá fluir por toda sua vida!

Rharin Ellin - 32 1001-CN

Anônimo disse...

Bem interessante como a criança, com a psicomotricidade, ela é estimulada a praticar os movimentos em todas as etapas de sua vida.Através das atividades na escola, seria bom se passassem esses conhecimentos aos pais para que em casa pudessem ser usados também.Realmente as crianças nesta fase da educação infantil gostam de muita brincadeira. Observei quando fiz o estágio.É importante obtermos esses conhecimentos, para entender-los melhor e aplicar na prática.Pois a criança demonstra o que sente através do movimento do seu corpo.Aprendí que recreaçao dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em diversa atividades esportivas que auxiliam na manutençao da saúde física,mental e sobre tudo no equilibrio sócio-afetivo.Nome:Raquel A. Pereira T:2002 N23 data 10/11/09