quinta-feira, 3 de setembro de 2009

JOGOS RECREATIVOS


A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS RECREATIVOS NA EDUCAÇÃO





JOGOS RECREATIVOS – são jogos que têm por objetivo recrear ou distrair as crianças através de atividades de integração e também desenvolvam os conteúdos de formação cognitivas, motoras e de lazer.

Através dos Jogos Recreativos são integradas as necessidades sociais e bio-psico-fisiológicas, proporcionando a sua integração ao meio ambiente e desenvolvendo a sua socialização.

Na Educação infantil e no Ensino Fundamental os Jogos Recreativos são motivadores e ativadores do interesse dos alunos por brincadeiras, jogos imitativos e cantados, entre outros, para constante motivação das crianças.

Os Jogos Recreativos revigoram o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza aos movimentos, facilitam a desinibição , permitindo à criança se integrar no meio em que vive.

A sua utilização na Educação é de capital importância , pois a sua prática ajudará na formação integral da criança e do jovem. Os Jogos Recreativos são os principais meios utilizados pela Educação Física e Educação Psicomotora e outras disciplinas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+

54 comentários:

Thainara disse...

Os Jogos Recretivos são ótimos para o desenvolvimento das crianças, melhorando sua coordenação motora, facilitando o processo de iniciação ao desenvolvimento da coordenação motora fina, que contribui para o melhor desempenho na escrita.

Thainara Gomes de Paula nº 40
Turma: 1002 Curso Normal

Alvina Graziele Machado disse...

O Jogo Recreativo é muito importante para nós do Curso Normal, pois nos dá uma noção de como lidar com os nossos futuros alunos. E também proporciona mais facilidade nos movimentos para que as crianças convivem melhor no dia-a-dia.



ALVINA GRAZIELE MACHADO PINHEIRO

TURMA: 1002 CURSO NORMAL

Ingrid da Silva disse...

Os jogos recreativos são importantes para os jovens e principalmente para as crianças que estão começando a se relacionar com o mundo,pois além de dentrair,eles proporcionam um bom desenvolvimento do corpo e da cordenação motora da criança.
Eu gostei muito desse texto pois ele pode ajudar muito nós que seremos futuros professores e talvez para mim possa ser de bom uso mais tarde,pois pretendo seguir a área da Educação Física!
Aluna:Ingrid da Silva Carvalho n°19
Turma:1002 Curso Normal

mirelle da silva disse...

Os jogos recreativos é uma ótima forma de integrarmos nossos alunos por vários meios como:amizade "serem sepre unidos ajudando os que teêm mais dificuldade o que os outros",lateralidade"dando noção de esquerda direita vice e versa",coordenação motora"os ajudando a perceberem movimentos bruscos, lentos, rápidos"estimula no desempenho"a criança querer participar junto com as outras"
Nos do curso normal devemos ter sempre vontade de aprender coisas que nos ajude a interter as crianças, aproximá- las, e acima de tudo ensinar as crianças.
MIRELLE DA SILVA Nº44
TURMA:1002

daiane conceição disse...

Foi muito boa essa iniciativa, pois nos ajudará no futuro. O jogo recreativo é importante para o desenvolvimento da criança.

Tatiany disse...

Com esse texto sobre os jogos recreatívos eu pude de descobrir mais sobre a ação dos jogos na vida da criança.Pois além de desenvolver os movimentos motores até a desenvoltura que o jogo pode proporcionar a criança que ele tem que ser expontâneo.E assim sendo proporciona prazer e consequentemente o aprendizado total.


Tatiany Camila B. da Silva nº37
Turma:1001 Curso Normal

Maria Angelica Ferreira turma:1001 Curso Normal disse...

Os jogos recreativos sao muitos importantes para desenvolvimento da criança , melhora a coordenaçao motora e ajuda identificar seus proprios movimentos e suas percepçoes.E ajuda a cada vez mas melhorar seus movimentos e gestos.

Maria Angelica Ferreira n° 26
turma: 1001 Curso Normal

Lana Gabriela disse...

Eu achei interessante o texto sobre os jogos recreativos pois eu aprendi a importância que esses tipos de jogos tem em função da criaça e em seu desenvolvimento,tanto na cordenação motora quanto na sua interação com outras crianças.
Acho também que é uma boa maneira de divertir e dar prazer as crianças,por que quando estão brincando em alguns casos também estão aprendendo.

Lana Gabriela R. Queiróz nº27
Turma:1002 Curso Normal

Joyce disse...

O jogo recreativo é uma maneira que a criança tem de colocar em prática a sua coordenação motora.Através do jogo a criança descobre vários movimentos, é a partir do movimento que se descobre se a criança já tem ou não coordenação motora.O jogo também é uma forma de diversão, distração, uma forma de demonstrar de que nem tudo é só a gente que pode ganhar, uma forma de ensinar o respeito,a educação e de ensinar algo para a criança.
Joyce Nayara de Almeida Lima - 25
Turma:1002 - Curso Normal
Resende,14 de setembro de 2009 -10:32

Rharin Ellin disse...

Os jogos recretivos, tem por sua vez, objetivos. Você foca o conteudo, e passa para a criança uma materia educativa, mais divertida e diferente, que ative o interrese da criança.

Rharin Ellin Brandão n.32
1001 CN

DAIENEFER PRISCILA disse...

JOGOS RECREATIVOS
BOM SÓ A PALAVRA JOGOS JA AGRADA AS CRIANÇAS TENDO A RECREAÇÃO AI É SÓ FESTA .
TEM TANTOS MOTIVOS BONS PARA ULTILIZAR ESSES JOGOS POIS AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO FISICO E MENTAL TANTO DO ALUNO QUANTO DO PROFESSOR ,
SENDO QUE A COGNIÇÃO DAS CRIANÇAS ESTÃO A TODO VAPOR E ISSO AJUDA MUITO NO RENDIMENTO TANTO DOS JOGOS COMO NA VIDA .

1ANO NORMAL
n:46
TURMA; 1001

Anônimo disse...

Os Jogos Recreativos são bons para o desenvolver das crianças de toda faixa etária.Pois ela ajuda nas coordençoes motoras, no andar em tudo.Pois jogos, brincadeiras é ótimo para qual quer crianças.

Caroline Leite de Paula n:11
Turma? 1002 Curso Normal

16 de setembro de 2009 09:38

Ana Paula disse...

O jogos recreativos são importantes pois ajudam no desenvolvimento da criança, ajuda na coordenação motora, em apenas uma brincadeira pode-se aprender muito como: contar, noção de espaço entre outros.
Esses jogos contribuem muito para o crescimento da criança.

Ana Paula C. do Carmo nº03
Turma: 1001 - CN

Anônimo disse...

Com esse texto eu pude perceber que os jogos recreativos ele é muito importante para os jovens e principalmente para as crianças,porque ele tem o objetivo de integrar os alunos,distrair as crianças e ajuda na coordenção motora, com o proposito de estimular varias funções no corpo humano.

Marlize Lane
n°44 turma: 1001-CN

Stephanie disse...

Os jogos recreativos são importantes para a cordenação motora,para recrear e distrair as crianças com um propósito de estimular várias funções do corpo, e ainda ajuda na melhor formação do corpo,os jogos recreativos são importantes tanto para os jovens quanto para as crianças principalmente.

Stephanie Jordane da Silva Sousa
N° 35 Turma: 1001 CN

Camila disse...

os jogos recreativos são bons para o desenvolvimento da criança porque ajuda na formação integral do aluno.os jogos recreativos também pode ajudar na coodernação motora da criança porque são jogos do interesse da criança.pois os jogos recreativos é uma ótima forma de integrarmos nossas crianças.

Camila Alves Theodoro
n°5 turma:1001 curso normal

Gabriela disse...

os jogos recreativos são essenciais na vida da criança, pois é neles q ela se desenvolve.
E nós como futuras educadoras, devemso conehcer bem este processo.

Gabriela Mendes Rodrigues - 43
1001- CN

Perla disse...

Os jogos recreativos é de suma importancia para a vida da criança e do jovem proporcionando a eles leveza ao se movimentar e o desenvolvimento motor, que além disso causa neles uma imensa alegria e diversão...

Perla Gentil Correia n°30
Turma:1001 Curso Normal

Talice Aparecida disse...

os jogos recriativos ajuda as crianças a aprender mais rapido
porque toda criança gosta de brincar.os jogos ajuda na coordenação motora.
ajuda nao só os alunos mas também os professores a ensinar as tarefa mais rapidos.
toda criança precisa brincar e se diverti nao é so estudar entao acredito que os jogos também servi para isso .pra criança brinca é tudo.

turma:1001
CN
N:36

Lauriene disse...

Os Jogos Recreativos são algo necessário para o crescimento da criança. Pois nele a criança se desenvolve, e começa mecher tanto com a mente quanto com coordenação motora.

Lauriene Corrêa Apolinário nº 23
Turma: 1001 CN

karine disse...

Os jogos recreativos são muito importante para o crescimento da criança pois melhora o desenvolvimento da criança e ajuda ela a ter uma cordenação futura melhor...

Karine Silveira das Neves
N°19
Turma 1001 CN

DANUSA VILELA disse...

OS JOGOS RECRIATIVO SÃO TUDO O QUE TODA CRIANÇA PRECISA
PORQUE TODA CRIANÇA GOSTA DE BRINCA
E OS JOGOS RECRIATIVOS NAO É SÓ UMA BRINCADEIRA MAIS TAMBEM AJUDA NA COORDENAÇÃO MOTORA, A ENTENDE MAIS FACIL A MATERIA, E TAMBEM AJUDA AS CRIANÇA A SE RELACIONAR MELHOR COM O MUNDO .AJUDA TAMBEM COM AS AMIZADES A FAZER AS CRIANÇAS PENSAR E O MELHOR ELA ADORAM

DANUZA VILELA
N:09
TURMA :1001
CURSO NORMAL

samira Santos disse...

Os jogos recriativos são otimos para fazer as crianças se relacionar melhor com o mundo.ajuda tambem a comunicação, a coordenação motora,ao desenvolvimento da criança.a comunicação.os jogos é uma iniciativa muito boa para fazer as crianças se interessa melhor com a escola e com a materia
porque toda criança gosta de brinca .

Samira Santos
N:33
Turma :1001
curso normal

Beatriz disse...

Os jogos recreativos são maravilhosos para relação da criança com noção de jogos e ajuda bastante na coordenação motora fina.
Ajuda também a criança saber a respeitar limites colocados no jogo.

Beatriz Dias Pereira -07
Turma- 1002 c.n
18 de setembro de 2009 09:38

Anônimo disse...

os jogos são importantes para o desenvolvimento da criança, tanto na parte física e psicológica. Nome: Milena Turma: 1002 n° 33

Ana Paula disse...

Ana Paula nº 6 turma: 1002.

Os jogos recreativos são muito importantes para a formação do indivíduo, os jogos facilitam os movimentos.

Unknown disse...

Os jogos recreativos são de grande importancia para nós pois vamos lidar com crianças que precisam desse tipo de exercicio para melhorar a coordernação motora e estimular os movimentos da criança que ainda esta se conhecendo.

Nívea Glauciana n°:29
Turma:1001 Curso Normal

Thamiris Andrade Pompermayer N:41 Turma:1002 disse...

Eu acho que os jogos recreativos são bem importantes para a criança.Alem de brincar com as crianças os jogos recreativos são bem importante para a criança preder a vergonha e se expressar mais.Eu acho que toda a escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental deveria ter um professor competente de Educação Psicomotora. E é isso está aí o meu comentário.

Auna:Thamiris Andrade N:41 Turma:1002 C/N.

Raíssa Faria de Souza Ribeiro N:37 Turma:1002 disse...

Os Jogos recreativos são essencias para as crianças se desenvolverem na escola e também na sociedade,além de ajudar na coordenação motora fina. E os jogos recreativos também são importantes para nós que daqui a algum tempo iremos lidar com essas crianças.


Raíssa Faria de Souza Ribeiro N:37 turma:1002 C/N.

João Carlos Silva de Oliveira nº 21 1002 disse...

Os jogos recreativos são parte da vida do ser humano. Eles fazem fazem parte do processo de formação desde quando crianças, até idosos. sem eles não há uma boa formação. Através deles, aprendemos a fazer movimentos naturais, os complexos, os reflexos, etc. Em resumo, sem eles não existe formação adequada ao ser humano.

João Carlos Silva de Oliveira nº 21 - 1002

Anônimo disse...

Bom não a coisa coisa melhor para o desenvolvimento das criançãs a não ser os jogos recreativos, pois alem de ser uma brincadeira eles ajudam mais em suas coordenaçoes motora, ajuda no crescimento, de uma forma em que as criaças brincado se desenvolvam com saúde.

Jéssica Oliveira Nebott nº20
Turma:1002 CN

Anônimo disse...

Holá Professor,
Ao meu ver os jogos recreativos são de vital importância para as crianças,
por que auxila na cordenação motora e também auxilia o crescimento. Não podemos esquecer que os jogos recreativos também dá muito divertimento para as crianças que praticam esses jogos.

John Eduardo da Cunha N°.: 22 Turma: 1002 CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são de extrema importancia para o desenvolvimento da criança,ele proporciona momentos de divertimento e prazer, para a criança ou quaisquer individuo que que use o método.
Jogar é brincar e brincar é se divertir e se divertir é viver bem!


Evair Fabiano n°15 1002 C/N

Anônimo disse...

Os jogos recreativos desenvolvem a coordenação motora da criança. Além de entreter a criança, divertindo e ensinando-a.

Ana Paula Andrade Nº: 04 Turma: 1001 CN

Unknown disse...

OS JOGOS RECREATIVOS SÃO ESSENSIAIS PARA A VIDA DAS CRIANÇAS COM ISSO ELAS APRENDEM A DESENVOLVER SEUS MOVIMENTOS E DESENVOLVER SUA MENTE.


HORDILAINE GONÇALVES ELEOTÉRIO N:13
TURMA:1001 CURSO NORMAL

Anna disse...

Os jogos recreativos são importantes para o desenvolvimento da criança,
pois trabalha com a coordenação motora e o crescimento.
a criança se desenvolve mais rápido,e aprende a viver em grupo.


Drielly Pinheiro Alves NUMERO 10 TURMA 1001 CN
c

Itamara disse...

Os Jogos Recreativos ajudam no desenvolvimento da criança, facilitando movimentos que lhe serão uteis no decorrer de sua vida.

Itamara Grégio Nº: 14 Turma: 1001 CN

Anna disse...

Os jogos recreativos facilitam muito a vida de nós normalistas, porque nos dá uma noção do que iremos fazer. Além de ser muito divertido!

Luana Fernandes

1001 CN

Anna disse...

Professor seu blog tá bombando hein..?
Adorei seus textos, sua iniciativa foi maraaa!!
você não tem noção de como essas informações irão nos ajudar. PARABÉNS!!

Luana Fernandes
1001 CN

Unknown disse...

Thayara da Silva Rodrigues
41 - Turma 1001

Para a criança o jogo tem muita importância, pois através dele ela começa a desenvolver seu lado psicomotor e também permite a integração com o mundo a sua volta.

Unknown disse...

entende-se que para praticar o arremesso de peso, é preciso um grande preparo físico,tem que ter força,técnica para ter impulso e bastante disciplina pois existem regras.

Jonathan
nº23
turma: 1002 cn

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelia Franco n. 45 turma: 1001 disse...

Os jogos são importantes para a criança pois é a melhor forma de aprenderem...brincando.Mas os jogos não devem substituir o aprendizado nas salas.Eles devem apenas apoia-los.Os jogos podem incentivar as crianças que são mais tímidas a participar das atividades, pois neles é preciso haver expressão de cada um, além de ajudar a desenvolver a coordenação, e a relação uns com os outros.

Unknown disse...

Os Jogos Recreativos, é uma ótima maneira de ensinar as crianças "brincando", ela vai aprender tudo que quisermos passar, de uma forma, digamos que mais divertida, auxiliano principalemnte na coordenação motora dela.

Aluna: Lídia Coelho de Oliveira
Nº30 - Turma:1002 - Curso Normal.

Unknown disse...

Os jogos recreativos são muito importantes para o desenvolvimento da criança, pois são com os jogo que a criança desenvolve sua coordenação motora e ajuda a se integrar com o meio em que vive.

Carolina Machado.
1001 C.N.

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são como ferramentas para os professores, pois com eles se pode
recrear e também distrair as crianças com atividades que possam trabalhar a integração delas e também desenvolver sua capacidade mental, motora e também serve como lazer. Esses jogos também ajudam a criança a conviver melhor no meio em que vive.

Luana Sousa nº 31
Turma: 1002 CN

Ana Carolina disse...

Eu penso, que, estes tipos de jogos, são fundamentais no desenvolvimento do educando. São, também, extremamente importantes para um bom desempenho na escrita e na formulação de problemas cotidianos. Logo, é altamente recomendável que nós, professores em formação, utilizemos dessa técnica.

Ana Carolina - Curso Normal, 1002 Número: 05

Nayara disse...

Os Jogos Recreativos são importantes para contribuir na aprendizagem dos alunos, e também no desenvolvimento social da criança com o meio em que vive, tem por finalidade ajudar no processo de coordenação de um modo geral e também no comportamento.

Nayara Kenny do Rosário Silva nº35
Turma: 1002 Curso Normal

Laisa Fernanda disse...

Os jogos recreativosa sao importantes no crescimento das crianças,porque ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e de lazer.E facilita identificar seus proprios movimentos e suas percepçoes.E facilita cada vez mas nos seus movimentos e gestos.

Laisa Fernanda nº26
Turma: 1002 Curso Normal

aluizio disse...

os jog0s recreativos são muito importantes para o rendimento da criança, através do jogo a crinça descobre varios movimentos, melhorando sua coordenação motora.


aluizio max da c. alves
turma:1002 n(2)

Juliana disse...

Realmente o jogo recreativo tem um papel fundamental na vida das crianças. Pois ele é capaz de desenvolver o seu lado que é as necessidades sociais, etc.
Ele faz com que o aluno se interesse por brincadeiras e assuntos importantes. Ele ajuda no desenvolvimento da criança e é utilizado nas suas áreas como Ed. Psicomotora, etc.


Juliana Diniz nº 18

Turma: 1001 - Curso Normal

Anônimo disse...

os jogos recreativos são uma forma de passar um conteudo para a criança e ao mesmo tempo diverti-la
a criança tem prazer em aprender e é possivel ensinar diversas coisas por meio de jogos

Anônimo disse...

jogos recreativos são muito importantes para todas as crianças que estudam na educação infantil e no ensino fundamental pois ajudam a criança a ser menos tímida,e também ajuda a criança a desenvolver as capacidades motoras.Enfim os jogos recreativos são jogos alegres, mas didáticos que são indispensáveis em qualquer escola.

Aluna: Thamiris Andrade, Turma:1002 N:41

Unknown disse...

Os jogos recreativos são,ótimos para modelar uma sociedade mais ativa e com saúde, além do mais no caso de crianças podemos estimular a gostarem de sports, desde criança.

Franciane Maximiano Machado / Nº16
turma:1002 / Curso Normal