sexta-feira, 4 de junho de 2010

VOLEIBOL - FUNDAMENTOS

Fundamentos do Voleibol

Saque - É o fundamento que dá inicio a partida, pode ser feito por cima(flutuante, viagem ao fundo do mar) ou por baixo (simples ou jornada nas estrelas).
.
Recepção - Acontece após o saque, a técnica usada para fazer a recepção é a MANCHETE e o objetivo do jogador que faz a recepção é colocar a bola na mão do levantador.
.
Levantamento - Acontece após a recepção, a técnica utilizada é o TOQUE e tem como objetivo preparar a bola para um ataque.
.
Ataque - O ataque é feito após o levantamento, a técnica usada para fazer o ataque é a famosaCORTADA e tem como objetivo "cravar" a bola na quadra adversária.

Bloqueio - Acontece após o ataque, é feito próximo a rede e com os dois braços erguidos e esticados. Tem como objetivo bloquear o ataque de forma que a bola caia na quadra adversária.
.
Defesa - Acontece após um ataque quando não o bloqueio não funciona, a técnica mais utilizada para fazer a defesa é a MANCHETE, porém, a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo, inclusive com os pés.

O rodízio no Voleibol

O rodízio no Voleibol é o ato no qual os jogadores de uma equipe rodam na quadra, no sentido horário, trocando uma posição em relação a ocupada anteriormente.

Quais são as posições de rodízio?

As posições de rodízio vão de 1 a 6. Sendo que o jogador que ocupar a posição N° 1, sempre será o responsável, obrigatoriamente, de realizar o saque da equipe.

Observe a ilustração:


>> Entenda que as posições de rodízio são fixas na quadra, apenas os jogadores rodam. Por exemplo, se o atleta “A”, ocupa a posição “3” no rodízio, após um rodízio ele irá ocupar a posição “2”.

Rede e Fundo
No Voleibol se denomina que os jogadores que ocupam as posições 4, 3 e 2 no rodízio estão “na rede” e os jogadores das posições 5, 6 e 1 estão “no fundo”.
Quando ouvimos em uma transmissão de um jogo de Voleibol na TV, que a “rede” de determinada equipe é uma “rede” alta, a palavra rede aparece no sentido conotativo, já que a rede que o locutor está se referindo é referente aos jogadores que estão ocupando as posições 4, 3 e 2 no rodízio, que por sua vez, são os mais altos da equipe.

Quando ocorrerá o rodízio?
O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário. Já se sua equipe marcou um ponto após um saque de sua própria equipe, o rodízio permanece como está.

Regras relacionadas ao rodízio
Primeira regra relacionada ao rodízio está relacionada ao saque, que sempre será feito pelo jogador que ocupar a posição 1 após um rodízio.
Outra regra importante é que os jogadores que ocuparem as posições de “fundo” (1, 5 e 6) não podem atacar na linha de 3 metros, ou mesmo pisando nela. De forma, esses mesmos jogadores também ficam impedidos de bloquear, já que é impossível efetuar um bloqueio estando atrás da linha de 3 metros.

O Líbero
O Líbero foi criado com o objetivo de fazer a bola ficar mais tempo em jogo, já que ele é um jogador especialista em defesa e sua função em quadra é de defender.
Ao Líbero é permitido: substituir e ser substituido ilimitadamente; defender e levantar.
Ao Líbero é proibido: atacar; bloquear; sacar e levantar saltando após a linha de 3 metros.

(fontes: Wordpress.com.,Youtube, Discóbulo)




46 comentários:

Romulo César disse...

Gostei bastante desse tropico sobre o voleibol os fundamentos a hora do rodizio mas eu penso que seria interessante se tivesse postado também as taticas desse jogo o 5-1 para inverção para trocar o levantor entre outros como o corredor, diagonal e tambem os tipos de saque para aumentar o conhecimento sobre o voleibol já que temos somos uma hegemonia no voleibol.
Nome: Romulo César nº33 turma:3001
PBN- FG

Thais Costa disse...

Muito interessante o tópico professor. É um dos esportes que mais admiro e gosto.

Aluna: Thais da Costa Barroso
Turma:3001 N°38 /F.G

Leonardo disse...

Muito interessante, obrigado por esse texto, os fundamentos estão descritos corretamente e didática está ótima.

Nome: Leonardo nº 27
Turma: 3002

Daniela disse...

muito interessante, pois o texto mostra um maior conhecimento principalmente pra quem não detem conhecimento sobre esse esporte. e assim fica mais facil de entender quando o professor passa isso nas pratica.
Daniela 10 3002 FG

Talita gonçalves disse...

adorei saber mais sobre o volei, pois e um esporte que adoro mais tambem nao posso praticar por isso, tento saber mais sobre o mesmo.ao contrario do atletismo o voleibol e bem mais valorizado e bem mais incentivado.Gostei prncipalmnente de saber mais sobre seus fundamentos.
Talita Gonçalves nº35 turma:3001 PBN/FG

Gleycilene disse...

Voleibol,para mim é o melhor esporte. è sempre bom saber mais sobre um esporte pelo qual me interesso.O voleibol é bem mais conhecido e praticado no brasil do que o atletismo, mas ambos são de grandes importancia. Já participei de varios times de voleibol, mas era só por diversão, pois um atleta de verdade têm que treinar muito para ser um bom jogador. A materia postada aqui è muito informativa.Eu gostei muito,pois explica muito bem sobre os fundamentos, os rodizios...

Gleycilene K V de Oliveira n:17 turma:3001

Josiane disse...

Tanto o Altetismo como também o Voleibol foram bem explicado em seu blog,sei que além desses tópicos citados esses esportes exige a força, habilidade ou a inteligência dentro de suas regras.Creio que o Atletismo testa muito as características básicas do homem, sendo ele basicamente um esporte individual.Enfim, adorei saber seus fundamentos.

Nome: Josiane de O. Batista nº:21 Turma:3001 FG/PBN

Allerson disse...

o volei é bem visto pela população. até por ser o 2º esporte mais praticado no brasil, apenas perde para o Futebol, no entanto o volei tambem é um esporte em que o Brasil tem "nome" pois nossa seleção está entre as melhores do mundo.
a didática desse texto está bem completa e está mostrando de uma maneira facil de entender, sendo assim vamos praticar e fazer desse esporte nosso ponto forte e de outros esportes tambem por que; a final de contas temos uma Olimpiada pela frente 2016 é nossa vez!!
Allerson Juan nº2 T:3002

Gustavo Martins disse...

Gostei muito do texto pois mostra passo a passo o que é realmente o Voleibol e toda a sua estrutura e isso é muito importante e é bom saber e entender cada vez mais um esporte que é tão prazeroso de se ver e praticar e que vem cada vez mais crescendo e sendo mais valorizado por todos nós.
Nome: Gustavo Martins Nº17 Turma:3002-FG

Romário Nascimento e Eduardo Alves disse...

Os fundamentos do Volêi nao sao tao dificies, pois basta uma pouco de tecnica e força para poder ser um bom jogador. No Brasil o volei é um esporte muito apreciado pelos brasileiros e bastante praticado. No volêi de quadra o Brasil tem seleçoes que ja foram campeão mundial,
no volêi de de areia , as equipes sao formadas por dois jogadores e no volei de quadra sao formadas por 6 jogadores em quadra.

Romario Nascimento da Silva nº32
Eduardo Alves nº13
T: 3001

Douglas e Carlos disse...

Gostei muito do texto q fala sobe os fundamentos do voleibol pois nos ajuda a ter um pouco mais de noção e nos ajuda tbm na pratica do esporte.

Douglas de Oliveira Gomes Nº12
Carlos Henrique S. Lellis Nº7
Turma: 3001

Rhuan e Sluane disse...

Pelo fato do voleibol ser um esporte mais conhecido tanto no Brasil como no mundo todo, os fundamentos são mais conhecidos e fáceis, só acho que existe alguns rodizios que são meio complicados, na minha opinião deveria ter apenas um jeito de se rodar, pois alguns são meio complicados. O volei é um dos esportes mais interessantes ao meu ver.

Rhuan Ramos nº 31
Sluane Andrade nº 34
Turma: 3001

Gabriela disse...

O Voleibol é um dos esportes que eu amo e ao contrario do atletismo o voleibol recebe mais o apoio do governo. O voleibol ja se tornou uma das materias nos colegios além disso o voleibol é um esporte muito bom pra saúde e para o corpo do jogador. O texto explica bem os fundamentos e eu reforçar os meus conhecimentos sobre o esporte.

GABRIELA CANEDO, Nº41 - 3001

Marcos vinicius, Allan n° 26,40 turma:3001 PBN disse...

Voleibol é um esporte bem coletivo, você só consegue vencer jogando junto com sua equipe, o jogador precisa saber jogar em todas posições por causa do rodizio, porque isso vai ajudar muito a equipe na busca da vitória, o libero vive sobre muita pressão pois é o principal defensor da equipe.

Aline e Alice disse...

O voleibol é um esporte muito interessante pois quando jogamos temos que jogar em todas as posições, assim o jogo não fica sobrecarregado pra ninguem. Gostamos do texto, porque é bem explicativo, resumido e fácil de entender. O que mais gostamos no voleibol é que não é um jogo de contato, então a rivalidade não chega a virar um conflito em quadra, como nos outros esportes.

Nomes: Alice n° 02
Aline n° 03
Turma 3001

Allanah, Carolina e Darliane disse...

O voleibol tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA. Um time que quer competir precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, chamadas de "fundamentos". Cada um destes fundamentos tem um número de habilidades e técnicas que foram criadas ao longo da história do voleibol e hoje são comum no esporte. O voleibol geralmente é uma união de reflexo, força e estratégia essenciais para qualquer prática, de qualquer um dos fundamentos. O voleibol é bem mais conhecido e praticado no Brasil do que o atletismo, mas os dois são de grandes importância. O texto deixa bem explicito o que são, e como são realizados todos os fundamentos, e é muito interessante que todos os alunos tenham esse conhecimento.

Alunas:
Allanah n O4
Carolina n O8
Darliane n O9
Turma: 3OO1

Edurne disse...

Gostei muito deste post.
O rodízio é um dos assuntos dentro do voleibol que as pessoas tem mais dificuldade de entender e neste post a explicação está bem sucinta , de fácil entendimento.
O voleibol é um esporte que praticamos bastante, principalmente nas escolas.
Acredito que pelo fato de termos este contato com o voleibol, ele seja um esporte de gosto popular.
É interessante também saber que aqui em nossa região temos o torneio Rio Sul de Voleibol, que revela muitos atletas e que promove a interação e entretenimento das pessoas.
O torneio começa em agosto e todos podem assistir aos jogos.

Edurne, número 14. Turma 3001/FG

Gabriela e Jonatan - 3001 disse...

Foi bom enteder mais sobre voleibol porque nosso país é o melhor a muitos anos.É um esporte bem valorizado mais exigi muita tecnica e disciplina pois é um esporte desgastante, porque tem que ter bastante persistencia até fazermos o ponto. O time brasileiro é um time composto de ótimos jogadores, de um ótimo treinador e de uma ótima comição tecnica. Isso sem dizer da disciplina que os jogadores levam muito a sério. Temos que dar bastante atenção ao jogadores de voleibol que são o exemplo de crianças que querem seguir o caminho dos nossos jogadores. O time brasileiro é bastante valorizado pelo governo, e espero que continue assim pelo futuro afora.
Gabriela nº 16 e Jonatan nº20 Turma: 3001 - FG

Anônimo disse...

O tópico esta bastante esclarecedor, da uma base teórica muito boa. Gostei muito.
E concordo com o Romulo, poderia ter, também, um texto sobre a tatica do 5-1, que é muito usada e util .


Aluno: Iago Ramos n 18
Turma: 3002

Breno/Emerson/Thaianne disse...

O voleibol é um esporte muito interessante pois quando jogamos temos que jogar em todas as posições, assim o jogo não fica sobrecarregado pra ninguem. Gostamos do texto, porque é bem explicativo, resumido e fácil de entender. O que mais gostamos no voleibol é que não é um jogo de contato, então a rivalidade não chega a virar um conflito em quadra, como nos outros esportes.

Alunos: Breno Nº 05
Emerson Nº 14
Thaianne Nº 34

Maiara Miranda disse...

Achei o texto muito interessante, pois esta explicando de uma maneira facil de se entender, tanto os fundamentos quanto o rodizio que pra mim e a parte mais complicada.

Nome: Maiara Miranda, nº:32,
Tª:3002.

PBN - FG.

Zípora disse...

Aprendi um pouco mais... O volei é o único esporte em que me dou "bem". Já pratiquei algumas vezes, mas poderíamos praticar muito mais nas suas aulas...

Nome: Zípora Raquel de Paula nº40
turma:3003

Pâmela e Lanna :) disse...

Um post de bastante esclarecimento .. pois apesar de ser um esporte comum nas escolas, muitos não usam a regra corretamente, mas tem uma boa dominância do assunto, pois o Brasil é um dos principais países nesse esporte.. ao meu ver o Volei pode ser considerado junto com o futebol um dos esportes que mais predominam em nosso país.. concordo com alguns colegas em relação ao rodizio, pois uns são meio complicados mesmo! Os fundamentos não são complicados e de facil compreensão para até mesmo, quem está iniciando..penso que um dos motivos do Volei ser muito comum em todas as escolas é por ser um esporte de fail interação dos alunos e ter uma facil percepção das habilidades dos alunos!


Nome: Pâmela Azevêdo nº 28
Lanna Nascimento nº 22
Turma: 3001 - FG.

Thaynara disse...

Adorei este tópico. Pois apesar de explicar bem o que vem a ser o voleibol, expecifica quais são seus fundamentos e tammbém diz como é, e como é feito o rodízio.
O vôlei é um esporte de gosto popular. Não há mistério, e qualquer pessoa pode praticá-lo, porque serve não só para o bem estar(saúde), mas também ajuda na forma estrutural do corpo. Por isso a importância dos esportes na escola é fundamental.

Nome: Thaynara Carla Nº: 36
Tura: 3003 - F.G.

Edmilso, Nathalia Barros disse...

Apesar o voleibol ser mais conhecido no Brasil do que o atletismo, o voleibol é um esporte muito incentivado, mas exige um pouco de técnica

Edmilso n°04, Nathalia Barros n°22
Turma:3003 PBN

Camila Andrade; t:3002 disse...

Confesso que não me interesso pelo Voleibol, e um dos vastos motivos é pelo fato de nunca ter lido sobre (está foi a primeira), e até pela "vontade" dos professores que deram-me aula anteriormente. A sua iniciativa é bacana, ensinar no meio mais usado pelas pessoas hoje. Em relação ao texto, não posso dar uma opnião sem que seja uma premissa "falsa", mas a partir deste post eu compreendi os fundamentos do Voleibol; e espero que pusemos em prática estes.
Aluna: Camila Andrade Campo nº06; turma: 3002

Viviane Kanhet disse...

Foi muito relevante e de meu interesse, pois como não sou muito familiarizada com o volei aprendi detalhes que nem sabia ou mesmo que não conseguia me lembrar de praticar quando jogo. A questão do líbero é muito interessante ter ressaltado o que pode e o que não pode ser feito por ele. A explicação relacionada ao rodízio levou a melhor compreensão. Está muito bem explicado e compreensível.

Nome: Viviane Kanhet n°38 Turma: 3003

Aline dos Santos disse...

O texto exemplifica bem cada um dos fundamentos do voleibol, o que é de grande importância pois de nada adianta sabermos só a prática, já que a teoria é fundamental para a mesma. No texto também pude observar a grande relevância das regras do jogo e principalmente da função do líbero.

Aline dos Santos n° 01
Turma: 3002-FG

Ana Carolina disse...

Apreciei muito os tópicos de voleibol e atletismo-ficaram uito bem explicados.É importante esses conhecimentos estarem expostos para que o incentivo as características do voleibol tornem ainda mais conhecido e valorizado no Brasil.
Ana Carolina n03
TURMA 3002

Anônimo disse...

O vôlei é um esporte maravilhoso, que vem crescendo muito em todo o mundo, mais principalmente no Brasil que é hoje a principal potência nesse esporte.
Keilla nº 25 turma 3002 FG

tatiane disse...

NOSSA... GOSTEI MUITO!!!
SUPER INTERESSANTE, AINDA MAIS QUE É UM DOS ESPORTES QUE MAIS ADORO...

NOME: SUZANE MAYARA
TATIANE DA SILVA MIRANDA
TURMA: 3003

Unknown disse...

Foi importante para nós aprendermos os fundamentos do volêi,bem como as funções dos jopgadores.é mais um conhecimento para nossas vidas.

Luana Rosa nº 12
Jhenifer nº 06
turma 3003

Anônimo disse...

Acho muito interresante o volei e gosto muito desse esporte mas infelizmente não posso praticá-lo por ordens médicas.
Gostei muito do seu blog professor, Parabéns pelas exelentes matérias!
Débora Marques n°11 Turma 3002 FG

Unknown disse...

Este tópico sobre Volebol está bem completo e utiliza uma linguagem bem clara, o que facilita na hora da compreensão. Bom, eu tinha muitas dúvidas a respeito do rodízio que acontece com os jogadores em quadra, e com esse texto puder entender melhor como ocorre isso.

Aluna: Mariana Sampaio nº 17
Turma: 3003

Anônimo disse...

Achei o texto bastante esclarecedor, o que acho mais interessante no voleibol é os jogadores geralmente passam por todas as posições (a não ser que haja um fixo) e diferentemente de muitos outros esportes não tem contato físico, o que evita certos "problemas" e atitudes antidesportivas.

Ariane Diniz - Turma 3002 - FG

Gustavo Martins disse...

Gostei muito do texto pois mostra passo a passo o que é realmente o Voleibol e toda a sua estrutura e isso é muito importante e é bom saber e entender cada vez mais um esporte que é tão prazeroso de se ver e praticar e que vem cada vez mais crescendo e sendo mais valorizado por todos nós.
Nome: Gustavo Martins Nº16 Turma:3002-FG

16 de junho de 2010 21:15

mariane gonçalves disse...

Gostei muito do texto por explicar muito bem sobre os fundamentos do voleibol ainda mais sobre o rodizio e a questão do líbero.

nome:Mariane Gonçalves nº18
turma:3003

Sammy. disse...

Depois do futebol, acredito que o voleibol é o esporte que mais valorizamos em nosso país. Eu particulamente não gosto muito, mas achei o texto interessante pois explica muito bem os fundamentos, eu prefiro ficar na teorica mesmo, porque na pratica, nem comento.

Anônimo disse...

O voleibol é um esporte muito bom de ser praticado ele é o meu esporte favorito.Ja tinha alguns conhecimentos sobre ele,e com este texto aprendi mais sobre os fundamentos do esporte.

Joana Beatriz N°7 Turma 3003 PBN F.G

ticia disse...

O texto estava de claro entendimento, colocado de uma forma que leigos conseguem entender, só é uma pena que o voleibol apesar de ser o 2º esporte coletivo mais praticado no Brasil pouco se incentiva os novos talentos, as escolas públicas deveriam procurar uma maneira de inserir em sua grade curricular o incentivo aos esportes, temos certeza que haveriam muitos novos talento saindo das escolas públicas, elevando muito mais o nome do Brasil no volei.

Naisa Aoki n°21
Patricia Caldana n°23
Priscila Adriele n°26
Turma:3003

Bruna Andrade disse...

O voleibol é um esporte mais incentivado no Brasil, como não é o caso do atletismo, pois o voleibol é o segundo esporte mais praticado no nosso país! Com esse tópico me interessei muito aprendendo sobre os fundamentos e sobre o rodízio que ao meu ver é mais complicado, já que os jogadores precisam ter domínio em todas posições, diferente de outros esportes. O voleibol também é um esporte bem coletivo, sendo que somente uma pessoa não consegue ganhar o jogo sozinha, pois é necessário a habilidade de todos da equipe ou da dupla! Ao meu ver, o voleibol é um esporte fascinante e acho muito bonito quem sabe jogá-lo de maneira correta, assim como aprendemos no tópico!
Nome: Bruna Ribeiro de Andrade n° 02 - Turma: 3003 - F.G

Unknown disse...

Realmente esta muito interessante esse texto,podemos retirar um bom entendimento, sobre este esporte que admiro muito.Foi ótimo aprender sobre os fundamentos,e os Rodizios;
Rubiana de Oliveira Nº28
tURMA:3003

Anônimo disse...

Muito interessaente o texto, obti mais informações sobre voleibol. Adoro esse esporte. Com esse texto pude obter mais informações sobre esse esporte. Este esporte é fascinante, e ele é muito bem representado pelo nosso país em competições.
Liliani Siqueira Nascimento
n° 10
Turma: 3003 PBN

luana disse...

Esse tópico é super importante para compreendermos melhor os fudamentos desse esporte.Os passes, saques,são descriitos corretamente. Luana G.Dias nº11
T:3003

Anônimo disse...

Creio que depois do futebol, o voleibol é o esporte mais praticado no Brasil, gosto muito de ver os jogos de volei da seleção, inclusive ouve uma mudança nas regras sobre a pontuação de cada set do jogo, estou acompanhando o Brasil no mundial de volei, inclusive hoje o Brasil ganhou da Holanda por 3 x 1, o jogo foi muito bom.

Larissa Silveira nº 26
Debora siqueira mº 12
Daniela Alves nº 41
Priscila Caldana nº 33
Turma 3002 PBN

C@uros@ disse...

A T E N Ç Ã O

OS COMENTÁRIOS PARA ESSE TEXTO ESTÃO ENCERRADOS.