quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O FUTSAL



História

São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, e oficial até então é que o esporte começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.[

Fundamentos

§ Passe: É a ação de bater na bola e mandar um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo.

§ Drible: É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado.

§ Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.

§ Chute: É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).

§ Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.

§ Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.

§ Domínio de bola: Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.

Posições dos jogadores no futsal

Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:

§ Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar

§ Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro

§ Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra.

§ Pivô - movimenta-se no ataque

Conheça as dimensões da quadra de futsal



1- Dimensões.

A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros.

As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 2 (dois) metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede).

2 - A marcação da quadra.

3 - Área de meta.

Nas quadras, em cada extremidade da quadra, a 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 (três metros e dezesseis centímetros), paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área de meta. As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta.

4 - Penalidade Máxima.

A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.

5 - Tiro livre sem barreira.

A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados o respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras. A distância de 5 (cinco) metros do ponto central da meta em ângulo reto com a linha de meta, deverá ser marcado com uma linha tracejada de 60 (sessenta) centímetros, paralela a linha de meta, para demarcar a distância mínima em que o goleiro poderá ficar na cobrança dos tiros livres sem barreira.

6 - Zona de substituições.

É o espaço determinado na linha lateral, do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado partindo da linha divisória do meio da quadra.

7 – Metas.

8 – Construção.

O seu piso deverá ser construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

9 - Local para o representante.

10 - Local para os atletas reservas e comissão técnica.

11 - Placar ou mostrador e cronômetro eletrônico.




72 comentários:

talita gonçalves da silva disse...

e muito interessante saber sobre a origem do futsal.Gposto bastante e me animo muito a saber que temos essas informaçoes disponiveis para melhor compreende-las.

talita gonçalves numero 35 turma3001

Gleycilene disse...

O futsal é muito conhecido no mundo inteiro.É um esporte muito bom para os músculos e articulações.Seus fundamentos são parecidos com o do Futebol. O treinamento do goleiro é totalmente diferente; é mais rígido, pois com um goleiro bom o jogo já esta quase ganho.

Gleycilene K v de Oliveira 17
3001

Emerson disse...

O futsal pra mim é o melhor esporte a ser pratica, pois é o que eu gosto .O futsal é muito conhecido no mundo inteiro.É um esporte muito bom para os músculos e articulações.Seus fundamentos são parecidos com o do Futebol.


Emerson nº14 Turma:3002

Leonardo T: 3002 disse...

Futsal é um dos melhores sports do mundo, nele você se diverte bastante e cresce como pessoa. Os principais fundamentos são: passe, domínio, cabeceio, e chute. O único problema dele é o peso da bola, o jogador tem que se acostumar com a mesma, se não dificilmente vai conseguir se destacar.

Aluno: Leonardo nº 27
Turma: 3002

Allerson disse...

o futsal é um esporte em que o atleta a praticar, é exigido para que se desenvolva um aprendizado de uma forma correta e a não cometer erros groseiros, o modo para praticar o esporte de maneira mais eficiente possivel.
como é um esporte que exige agilidade e rapidez na execução as tecnicas são executadas exaustivamentes de modo a mostrar ao atletas a melhor forma de desenvolver os fundamentos básicos.
o Brasil tem um potêncial muito grande na cultura do futsal um exemplo é a nossa seleção que por exemplo tem 6 titulos do campeonato Mundial de Futsal, 18 Copa América de Futsal
2 Jogos Sul-Americanos(ODESUR),
5 Grand Prix de Futsal,
1 Jogos Pan-americanos,
Pentacampeão do Mundialito.
Allerson Juan de Azevedo - nº02 - T:3002

Romulo França disse...

As informações do blog complementam as passadas em sala de aula atraves do video. Penso que antes mesmo de começar a praticar um esporte é necessario conhecer sua origem, seu desenvolvimento e sua finalidade.
Quais os times que estão se enfrentando no campeonato Feminino?
NOME: Romulo França n:33 turma :3001

maicon dimas disse...

Os assuntos que você tá opitando são sobre que quase todo mundo sabe o senhor poderia opitar por assuntos com sobre um esporte novo leparkur.
Mas o texto é muito informativo e de fácil entendimento para pessoa que não praticam esse esporte direto o futsal deveria ser praticado por mais mulheres porque não é tão dificil de praticar!!!!!!!!!!

Ramon disse...

Bom o futsal é sim um esporte interessante para que gosta. Mas isso não impede de que ele seja bem visto pelos demais.
Este post veio para acrescentar as informações dadas durante todos os anos letivos em que o jogo é mostrado e levado a ser praticado.

Ramon, nº Turma 3001

Aline dos Santos disse...

Ambas as versões do futsal são bem interessantes, principalmente a primeira já que demonstra a vontade de iniciação em um desporto. É de extrema importância que os fundamentos do futsal sejam muito trabalhados, como por exemplo, o passe e o chute com ambos pés e o cabeceio com a testa. No mais destaco esse esporte como uma das grandes paixões da nação.

Aline dos Santos nº 01 -
Turma: 3002- FG

Viviane Kanhet disse...

Os fundamentos do futsal, praticados desde os mais simples movimentos, são essenciais para o desempenho da capacidade de domínio do esporte. Algumas dificuldades são encontradas ao aumentar o nível dos exercícios. Para mim é um esporte com grande dificuldade que necessita muito esforço e agilidade, além de uma facilidade com o domínio da bola. Embora ainda não seja mais importante que o futebol, tem sua significância em relação aos outros esportes.

Viviane Kanhet nº 38 Turma: 3003

arliane disse...

o futsal e muito interesante pois usa tanto a condiçao fisica quanto a mental.e um esporte muito bom para se inturmar e manter a saude.

darliane turma 3001 disse...

o futsal e muito interesante pois usa tanto a condiçao fisica quanto a mental.e um esporte muito bom para se inturmar e manter a saude.

Luísa Costa disse...

O futsal como já dito nos comentarios acima é um esporte de grande valor nacional e com varios adeptos pelo mundo inteiro. Nesse esporte encontramos regras e fundamentos que nos possibilitam crescer como pessoa, nos mostrando a maneira certa de se competir. Particularmente nao gosto, mas admiro muito todos aqueles que gostam e que sabem fazer do esporte uma arte!

Luísa Costa- nº:30- T: 3002.

Chayenne A. Soares T: 3002 disse...

O futsal é um esporte muito famoso, que na minha opnião é um dos mais interessantes, pois é preciso ser bem agil, pois como a quadra é pequena é preciso ser bastante habilidoso para conseguir driblar os adversários. mas por outro lado, pelo fato da quadra ser pequena é mais fácil fazer gols.

Maiara disse...

O Futsal é um esporte interessante e muito conhecido no mundo.
Seus tecnicas são parecidas com as do futebol, são de grande importancia esportivas.

Maiara P. Miranda, 32
turma: 3002

Iago Ramos disse...

O texto sobre o futsal apresentado no blog , é muito instrutivo e de facil entendimento para todo e qualquer tipo de pessoa, do profissional ao leigo.
Eu gostei muito de saber mais sobre um esporte que se originou do "mais famoso" futebol. E é melhor ainda saber que o Brasil é um dos melhores do mundo no futsal. O texto fala bem sobre os fundamentos

Iago Ramos nº18 T. 3002

jhenifer Campbell-turma :3003-n:6 disse...

o texto mostra o quanto é interessante o futsal suas origens e e o quanto faz bem a saúde,ja que movimenta muitos musculos e articulações.O texto também complementa muito bem o aprendizado da sala de aula mostrando ,com detales,seus,e que o futsal se parece bastante com o futebol.

Anônimo disse...

O futsal é um esporte muito interessante,antes de ler este texto não fazia idéia de como tinha surgido e de seus fundamentos que são:passe,domínio,cabeceio e chute.É muito bom saber a origem e os fundamentos dos esportes,pois sabendo não ficamos perdidos vendo um jogo na tv...


Joana Beatriz N° 7 turma: 3003 F.G

Thais Costa disse...

Aluna: Thais da Costa Barroso N°38Turma: 3001

Gostei bastante do vídeo sobre o futsal, pois o que tirei de conclusão foi que esse esporte exige muita coordenação motora, agilidade, e além de ser um esporte bonito de se ver.

Thaynara disse...

O futsal é um dos esportes mais encontrados para se praticar. Muitos o conhecem mais não sabem sobre seus fundamentos, sua história, e com essas informações do blog, todos tem a oportunidade de saber sua origem, pois mostra quais os fundamentos e o que cada um exige, sobre cada função do jogador, e principalmente sobre o lugar onde deve ser praticado. Sabe-se também que é um esporte difícil e para isso o atleta deve se esforçar ao máximo.

Thaynara Carla Teixeira Nº: 36
Turma: 3003/FG

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O futsal é um esporte que exige extrema agilidade dos jogadores. Por isso, trabalhar bem os fundamentos básicos é tão impotante, não só nesse, mas em todos os esportes. As informações do blog são portando muito bem aproveitadas por nós, já que com isso conseguimos abranger nosso conhecimento sobre o assunto.

Aluna: Mariana N. Sampaio Nº 17
Turma: 3003

Bruna Andrade disse...

O Futsal é um esporte que necessita de muito esforço e agilidade. Mas muitas pessoas que gostam do esporte e o praticam não sabem sobre sua história; Lendo esse post obtivemos melhor conhecimento, conhecendo além de sua história, seus fundamentos, as posições dos jogadores e até mesmo vendo o vídeo postado para termos um conhecimento melhor!
Nome: Bruna Ribeiro de Andrade
Número: 02 - Turma: 3003

Paula Cristina disse...

Mais importante que praticar um determinado esporte, é conhecê-lo mais a fundo, isto é, conhecer suas regras, fundamentos e até mesmo medidas do local onde é praticado; pois só dessa maneira conseguimos extrair sua essência e sua relevância em nossas vidas. E apartir da leitura desse texto, pude perceber a verdadeira importância que tem esse esporte, que a princípio parece tão simples, porém com seu estudo se torna complexo e muito interessante.
Nome: Paula Cristina n° 24
Turma:3003

Paula Cristina disse...

Mais importante que praticar um determinado esporte, é conhecê-lo mais a fundo, isto é, conhecer suas regras, fundamentos e até mesmo medidas do local onde é praticado; pois só dessa maneira conseguimos extrair sua essência e sua relevância em nossas vidas. E apartir da leitura desse texto, pude perceber a verdadeira importância que tem esse esporte, que a princípio parece tão simples, porém com seu estudo se torna complexo e muito interessante.
Nome: Paula Cristina n° 24
Turma:3003

Rubiana disse...

É de grande importância conhecer a real origem de um esporte, pois muitas vezes o praticamos sem nem mesmo conhecer suas características, suas razões de ter sido criado e em que atua em nossas vidas. E com esse texto pude notar a verdadeira história e fundamentos desse esporte que muitas vezes é praticado sem que este receba sua merecida relevância.
Nome: Rubiana de Oliveira n°28
Turma: 3003

Gabriela de Andrade disse...

É muito bom conhecer a origem de um dos esportes mais praticados pelos brasileiros...pois assim além de gostarmos de praticar conhecemos a historia e assim passamos adiante.
Se quisermos praticar profissionalmente este esporte devemos nos informar do treinador responsável pois com a prática incorreta trará, sem duvidas, uma consequência irrevessível.

Gabriela de Andrade Campos nº 16 Turma: 3001

Eduarda Pereira disse...

Hoje vemos os meninos começarem a praticar esse esporte de forma incorreta. Devemos praticar como foi mostrado no video, mas como a maioria de nós só tem acesso no colégio, dependemos da disciplina e boa vontade do professor...que se não tiver responsabilidade teremos péssimas condições fisicas, assim no futuro não consiguiremos praticar nenhum esporte pois nossos corpos e mentes estarão esgotados e incapazes de exercer qualquer tipo de exercício.

Eduarda do Vale Pereira nº 13 Turma: 3002

Luh Andrade disse...

O futsal é um esporte que hoje em dia vem sendo bastante comentado e praticado, porem algumas observações sobre o esporte as vezes passam despercebidos. Porem com esse texto fica fácil compreender os fundamentos do esporte e assim conheçemos mais sobre ele.

Sluane Andrade n°34
t:3001
;*

Ana paula disse...

Ana Paula dos Santos Nº6 T 3001

FUTSAL é um esporte que necessita de muito preparo fisico e agilidade.
É praticamente igual o futebol so muda algumas coisas com, o campo pela quadra a quantidade de jogador e outros...

Rhuan Ramos disse...

'Muitas pessoas praticam o Futsal sem ao menos saber seus fundamentos e sua finalidade, nesse post podemos observar melhor esses aspectos, muito interessante saber tambem que o futsal se originol do tão famoso futebol que é um esporte muito famoso no Brasil.

Rhuan Ramos nº31 Turma:3001

Anônimo disse...

O Futsal é um esporte que necessita de muita prática de cada um de seus fundamentos, pois por ser executado em um espaço pequeno exige uma certa precisão no desenvolvimento de cada fundamento.
Esse texto nos possibilita conhecer mais a fundo cada um desses fundamentos e proporciona a quem o pratica o conhecimento de sua origem.

Ariane Diniz - n° 04 - Turma:3002

Cleyton Tamn disse...

O futsal é uma prática desportiva que cativa por promover a união da ideia primordial do futebol à comodidade (por assim dizer) de ter todos os limites bem visíveis em uma quadra, de modo a observar mais de perto todos os membros componentes da equipe adversária e facilitando um maior planejamento tático em grupo, desenvolvendo, por consequência, uma prática mais dinâmica.
Não obstante, o texto se torna "instrutivo" no momento em que nos apresenta os conceitos básicos e essenciais do esporte em questão.


CLEYTON BARBOSA, Nº09, T.:3002

ALLANAH VIEIRA disse...

Fui muito interessante conhecer melhor a história e os fundamentos do futsal, até porque é um esporte bastante conhecido no Brasil. E até porque antes de praticar um esporte é preciso saber de sua história e seus fundamentos para nao cometermos erros grosseiros. Sabendo realmente das características do futsal, podemos ver que a preparação física a velocidade e as capacidades coordenativas são as bases do treinamento. Em minha opinião as regras e posições são parecidas com a do futebol.

nome - Allanah vieira
numero - 04
turma - 3001
curso - FG

Gustavo Martins disse...

O texto é muito interessante pois informa o que uma pessoa que é leiga a respeito desse assunto deve saber. Ele mostra passo a passo os fundamentos e estilos do futsal de uma forma simples e de fácil compreensão, fazendo com que todos tenham conhecimento sobre esse esporte.
Gustavo Martins 16 Turma.3002

Daniela da Silva disse...

Esse texto explica de forma simplificada o que é necessário para praticar o futsal, principalmente para aqueles que, como eu, são leigas no assunto tanto na teoria quanto na prática. Além disso ajuda na preparação física.
Daniela da Silva, 10 Turma.3002

✖. Łucα'z . disse...

- Bom , O futsal é um dos esportes mais complexos que existe por isso ele se torna uma das ferramentas principais de cada esporte .
ex: temos que saber a hora certa de chuta,tocar , disernir se aque é o melhor momento para " esfriar o jogo"
ou se é a hora de ir pra cima e chutar ao gol .
Ele envolve muitas habilidades como:
agilidade , força , respeito ao outro jogador , racioncinio,estratégia , destreza e intimidade com a bola .
Eu jogo futsal desde os 7 anos, treinava no SESI , ja ganhei vários campeonatos regionais e etc..
O futsal é um esporte muito interessante ..
O brasil é um dos destaques do futsal mundial ..
O falcão é atualmente o melhor jogador de futsal do mundoo ..( aliás ele mereçe esse titulo )


Lucas Dias
nº 13
Turma: 3003

Unknown disse...

O futsal é um esporte muito interessante.
Os esportes em geral poderiam ser usados para estruturação de uma sociedade melhor.
O futsal é um esporte conhecido mundialmente e nos deixar feliz saber que o Brasil já é penta nessa modalidade.
Mas pode melhorar.

Nome:Luana Silveira Rosa
Turma: 3003
Nº:12

Sabrina disse...

O futsal é um esporte que exige muita esforço, pois exitem varios fundamentos que requer o dominio da bola. Com esse texto e com o video ficou melhor de conhecer esse esporte.

Sabrina D. Alves, nº29, t:3003

Tati disse...

O texto, assim como o video, mostram-nos a dimensão desse esporte. Apesar do Brasil ser conhecido como o "País do futebol" devemos dar valor aos diversos outros jogos. O video passa que diferente do que muitos pensam, futsal não é um esporte exclusivamente masculino. As mulheres pode, e devem, praticá-lo, não em times mistos, mas em sua categoria.

Tatiana Madeira T:3003 n°32

Tatiane Miranda disse...

Gostei muito do que li.. achei bem interessante, até mesmo porque eu não sabia quais as diferenças do futsal para futebol e de acordo com o que li, pude aprender muito mais... afinal, cada dia que passa é algo mais que aprendemos!

Tatiane da Silva Miranda N°: 33 Turma: 3003

suzy disse...

Reconheço que o texto é bem interessante, eu não sou muito fã do esporte, por isso nunca tive muita curiosidade sobre o assunto, mas após a leitura, pude perceber que eé bem legal... mais tem bastantes fundamentos.

Suzane Mayara N° 31 Turma: 3003

Zípora Raquel disse...

O assunto deste bimestre "futsal" é bem interessante. Embora não possamos praticá-lo, devido a quadra da nossa querida escola. Mas, com o texto apresentado e o vídeo apresentado, é possível identificar suas características e assim observamos que não é um esporte fácil. Pois é preciso que o jogador tenha abilidade e domínio com a bola. E a partir do momento em que se vai evoluindo no esporte vão surgindo dificuldades, pois o no inicio a bola tem um peso menor e conforme se passa o tempo, aumenta, dentre outras coisas.

Zípora Raquel de Paula Nº: 40
Turma: 3003

Anônimo disse...

Além de muitas pessoas praticarem o futsal sem saber por completo seus fundamentos, regras, etc. O esporte é muito praticado no nosso país, inclusive por meninas. No meu caso, pratico futsal há 5 anos. Eu gosto muito. Já participei de alguns campeonatos por onde eu treinava. Mas não quis levar isso muito a sério. Hoje eu jogo por Hobbie. Há bastante diferença do futebol para o futsal. Há adaptações, mudança nas regras.. Mas, na minha opinião futsal ainda é mais interessante e melhor de jogar do que o futebol. O esporte é importante, como qualquer um outro. E tirando o fato de estar jogando futsal, tanto por Hobbie ou profissão, o futsal é bonito de ser ver. É um jogo onde se abusa da habilidade do jogador. Entao, é bonito demais assistir um jogo "bem jogado". Ter agilidade e rapidez é o mais importante pra ser um bom jogador.

LUARA RIBEIRO, 29. T:3002

Anônimo disse...

Realmente, é surpreendente quando lemos a história do futsal. Muitas vezes não temos ideia de como é importante saber essas coisas.
E definitivamente futsal, assim como muitos outros esportes, requer muuito habilidade. Não é pra qualquer um. Exige muito esforço e disciplina. Seria muito legal se pudéssemos praticar esse esporte, se nossa quadra permitisse. Quando assistimos um jogo de futsal não temos noção de como se precisa de técnica e agilidade pra vencer.
Achei muito interessante essa matéria.
(:


Larissa Fernanda M. Soares, nº 09
Turma: 3003

Romário Nascimento da Silva disse...

o Futsal é muito popular e muito praticado, principalmente pelos homems as mulheres tambem joga , o futsal alem de ser simples e facil de ser joga , basta ter um pouco de habilidade e ja é capaz de jogar . É um esporte muito bom de praticar.

Romário Nascimento da Silva disse...

Romário Nascimento da Silva disse...

o Futsal é muito popular e muito praticado, principalmente pelos homems as mulheres tambem joga , o futsal alem de ser simples e facil de ser joga , basta ter um pouco de habilidade e ja é capaz de jogar . É um esporte muito bom de praticar.

nº 32 turma 3001

Pâmela Azevêdo ;* disse...

O Futsal é bastante semelhante ao futebol e também são um dos principais esportes praticados hoje em dia no Brasil, principalmente em escolas devido a interação que se tem entre os praticantes do esporte. É um esporte de fácil dominio e compreensão. Um dos treinamentos mais importantes do Futsal é o do goleiro, pois este é a principal arma do jogo! O interessante deste blog é que duvidas podem ser esclarecidas já que normalmente as pessoas não se preocupam muito com fundamentos, a não ser aqueles que realmente praticam o esporte.

NOME: Pâmela Azevêdo n º 28
T: 3001/ FG.

bj bj ;*

Edurne Miravete, n14,T 3001 disse...

É muito importante conhecermos um pouco de cada esporte, principalmente o futsal que é tão praticado.
Gostei das informações porque estão sucintas, boas para quem quer ter uma base geral de conhecimento.
Para quem quer praticar o esporte, é fundamental um bom treinamento com exercícios rígidos e também, claro, a vocação.
Acredito que as partidas de futsal sejam muito mais pontuadas em comparação com o futebol, em decorrência da diferença entre campo e quadra.
O goleiro é de essencial importância em relação a pontuação também.

Carolina disse...

O futsal é um esporte que exige muita agilidade, domínio de bola e bom passe, pois é um esporte cujo a rapides ajuda muito nas tentativas à gol.
Podemos reparar que o futsal é um esporte trabalhado nas escolas não é muito difícil e pode ajudar na coordenação motora.....

Carolina disse...

O futsal é um esporte que exige muita agilidade, domínio de bola e bom passe, pois é um esporte cujo a rapides ajuda muito nas tentativas à gol.
Podemos reparar que o futsal é um esporte trabalhado nas escolas não é muito difícil e pode ajudar na coordenação motora.....

Nº 08, turma 3001

Anônimo disse...

O futsal é um esporte muito interessante que é praticado no mundo inteiro e também é muito bom para uma boa saúde fisica, seus fundamentos também são muito interessantes, um bom conhecimento dos fundamentos do funtsal ajuda na prática desse esporte tão interessante.

Aluna: Thaianne lessa soares n°: 34 turma: 3002

Thaianne lessa disse...

O futsal é um esporte muito interessante que é praticado no mundo inteiro e também é muito bom para uma boa saúde fisica, seus fundamentos também são muito interessantes, um bom conhecimento dos fundamentos do funtsal ajuda na prática desse esporte tão interessante.

Aluna: Thaianne lessa soares n°: 34 turma: 3002

Luiz Joaquim disse...

Qualquer coisa "inventada" (adaptada seria melhor termo) nos dias contemporâneos é sempre vítima destas divergências quanto à identidade dos "criadores"; vide as origens da própria Internet como exemplo. E, atualmente, a origem do esporte não faz qualquer diferença para sua prática, exceto no caso de uma carga cultural segregadora, ou seja, que limite e regre a prática (que não é este caso).
Futsal, tal qual tantos outros esportes, aparenta táticas de organização semelhantes às táticas do xadrez que, por sua vez, tem seus fundamentos na representação da guerra; é um raciocínio favorável ao aprendizado de sedentários.

Luiz Joaquim, turma 3002

Ana Carolina disse...

Apreciei as informações, onde descreveram o desporte. É importante conhece-lo, quanto mais, pra quem deseja pratica-lo.
Este desporto tem importância, dentre outros motivos, pois, oferece diversos subsidios ao desenvolvimento físico do atleta.É um importante meio de ensino de agilidade e adaptação, pois, alia dimensões de quadra interessantes, com tamanhos e pesos de bola distintos.Ressalta a agilidade individual e explora o trabalho em equipe. Por isso, de fato, o considero importante.

Ana Carolina n 03 Turma 3002

Anônimo disse...

O Futsal é um jogo coletivo e é composto por duas equipes, cada uma com cinco jogadores (um Guarda-redes e quatro jogadores de campo). É um esporte que exige um grande esforço físico o jogador deve ter uma grande
capacidade de concentração.


Nome: Keilla n°25 Turma:3002 FG

Jéssica Caroline da Silva Sampaio. n. 23. 3002 disse...

o futsal é um dos esportes mais conhecidos no mundo, assim como o futebol. isso, possivelmente, se deve ao fato de seus fundamentos serem parecidos.
Para mim, é um esporte que exige agilidade, alem de tudo seu praticante tem que ter um bom dominio de bola, alem de muita dedicação para alcansar a perfeição.

Miguel DIas disse...

É engraçado como jogamos futsal frequentemente e não temos a miníma noção de sua história. Fiquei surpreso com a origem do mesmo. Mas na minha opnião, prefiro o futebol de campo.

Miguel Dias nº20 turma: 3003

guilherme disse...

É interessante os fundamentos do futsal, como muitos de nós jogamos por jogar e não sabemos de todas as regras. E esse post nos mostra bem o que devemos saber sobre o futsal !

Luiz Guilherme nº 14

Turma : 3003

Luana Dias disse...

Muito interessante saber a origem do futsal.Seus fundamentos são parecidos com os do futebol.Os jogados treinam o domínio da bola entre outros.Principais fundamentos são passe,domínio,cabeceio e chute.

Luana G.Dias n°:11 turma:3003

Larissa Miranda disse...

muito legal esse bloq para saber mais do que é falado em sala,saber mais sobre o futsal.Seus fundamentos são parecidos com o do futebol,o goleiro é essencial na partida,a bola é mais pesada do que as outras bolas mais comuns seus principais fundamentos são; passe,domínio,cabeceio e
chute.

Larissa Miranda n°:08 turma:3003

Mariane Gonçalves disse...

É bom saber da origem do futsal
conhecer seus fudamentos que essenciais
é um esporte muito conhecido no mundo inteiro e também faz muito bem a saude e
para o fisico da pessoa eo mental .

nome:Mariane Gonçlaves N 18
turma : 3003

Liliani Siqueira Nascimento disse...

Apesar do futsal ser um esporte pouco esplorado nas escolas, é um dos esportes que mais me agrada junto com outros.Seus passes, fazem com que apesar do treino, a passar a ter pensamentos rápidos e ágeis.O futsal é um esporte bem característico em nosso país.

Liliani Siqueira Nascimento nº 10 turma:3003

Sammy. disse...

Não me interesso muito sobre o futsal, mas achei extremamente interessante a sua origem e seus conceitos, sem dizer na dedicação que o jogador deve prestar para exercer o esporte.
É fundamental saber a teoria das técnicas para pratica-los corretamente.

Samanta Sahala,nº30,3003

Edmilso Canto disse...

Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. Que tem como objetivo colocar a bola na meta adversária. O texto mostra passo a passo os fundamentos do esporte. O futsal exige agilidade e domínio de bola.

Edmilso Canto n°:04 Turma:3003

Lanna N. Farias disse...

O futsal é um esporte semelhante ao futebol, que a maioria dos brasileiros curte, mais não é tão 'famoso' quanto o futebol, porque não é jogado no campo e sim em um quadra que é menor, o numero de jogadores e o saldo de gol como o espaço é menor sai mais gols. Apesar de não saber muito sobre o assunto, acho que o esporte bem interessante, pois trabalha a coordenação motora, mais até do que certos esportes. Sei também que não é muito acessível ao nosso colégio, mais mesmo assim os meninos que são mais interessados pelo esporte acham um jeitinho, por isso para as pessoas que não conhecem o esporte como eu fica muito mais fácil aprender com as postagens no blog.

Lanna do Nascimento Farias
nº 22 turma: 3001 :* :*

ticia disse...

Legal saber mais sobre o futsal, pena não haver mais publicidade e apoio para que o esporte seja mais conhecido no país, igual ao futebol de campo.

Patricia Caldana nº23 turma 3003

S2 sisters S2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S2 sisters S2 disse...

Não sabia que havia tantas diferenças entre o futsal e o futebol de campo, o texto é de fácil leitura e bem explicado, gostei.

Priscila Caldana nº33 turma 3002

S2 sisters S2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não sabia que havia tantas diferenças entre o futsal e o futebol de campo, o texto é de fácil leitura e bem explicado, gostei.

Priscila Caldana nº33 turma 3002

C@uros@ disse...

A T E N Ç Ã O

AOS ALUNOS DO FORMAÇÃO GERAL


OS COMENTÁRIOS PARA ESSE BIMESTRE JÁ ESTÃO ENCERRADOS.

OBRIGADO

c@UROSA