segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?


A Educação Física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço.

Desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, além de manter elementos terapêuticos, sejam eles emocionais ou físicos.
O surgimento da Educação Física se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caçar, etc.

Aos poucos, percebeu que seu preparo físico garantiria melhores condições de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir.

Nas práticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, dentre outros, além de ter que aprender a esperar sua vez.
Atividades que contribuem para a formação ampla do sujeito.

O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para a construção da cidadania dos sujeitos, formando elementos críticos e participativos no meio social em que estão inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno “adquira a qualificação sócio-histórico-cultural necessária para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, autônoma e participativa”.

O caráter competitivo das atividades esportivas nem sempre está presente. Para crianças de até 8 anos de idade as práticas devem estar voltadas para o aspecto lúdico e de recreação, deixando as disputas para crianças maiores, jovens e adultos.

A Educação Física pode se dividir em várias classes: a escolar, a social, a terapêutica, a esportiva, a recreativa, dentre outras. O profissional também atua orientando sobre cuidados com a saúde, alimentação, problemas do sedentarismo, obesidade, etc. Sabe-se da importância do profissional de Educação Física para a manutenção da qualidade de vida do ser humano, da sociedade em que se encontra inserido.

Esse profissional exerce suas atividades atuando de forma individual (personal trainner) ou coletiva, em clubes, escolas, hotéis e spas, academias, condomínios, empresas, clínicas de recuperação, prefeituras e escolas, etc.


Por Jussara de Barros.
Graduada em Pedagogia


Pesquisado por C@urosa


39 comentários:

Anônimo disse...

Karla e Tarcia Turma:3002

realmente admitimos a importancia da educação fisica para tudo na vida do ser humano ajudando em tratamentos e gerando mais disponibilidade em amplas coisas...

Alina e Sabrina disse...

Alina e Sabrina t: 3001 FG

A educação fisica é importante em varios fatores: ajuda no condicionamento fisico, no bem estar do corpo, da mente e até mesmo da sociedade, ajuda na interação e equilibrio entre o corpo e mente, e tambem na formaçao de bons jogadores, não só no esporte, mas também na vida. Ensina que nem sempre ganhar é o bom, que perder as vezes é necessario. Mas não podemos tornar a derrota um habito: não é muito bom ser tachado de perdedor... rsrsrs

Raissa de Sousa( Turma 3001 Curso F.Geral) disse...

Educão Física é o modo de interação,recreação e ajuda no desenvolvimento físico e mental do ser.Tem como caracteristica na formação do carater pessoal,para a criança no desenvolvimento do pensamento de coletividade e competitividade.Além de colaborar com a saúde ,já que com ela não nos tornamos sedentários que a maior preocupação de estudiosos. Enfim A Educação Física faz bem para o HOJE e para o AMANHÃ.

Lais 300. fg disse...

A educação fisica não é mais uma materia na escola mais sim um exercicio fisico, mental. Praticado bem e resultado sera melhor ainda

Eliane e Thaissa disse...

Eliane e Thaissa turma:3001 f.g.
A educação física nada mais é que um conjunto de atividades esportivas que fazem bem nao so ao corpo como para mente tambem.temos que ter o prazer de exercer os esportes,e não faze-los obrigados é uma competição onde tem os dias de vitorias e de derrotas

Tainahh disse...

Pedro e Tainah Turma 3002

De uma forma geral a educação física contribui de um jeito essencial na formação do individuo, tanto no físico quanto no caráter. Além de estar relacionada com diversas atividades.

Enilieze e Luana disse...

Enilieze e Luana
Turma:3001_ Formação Geral.
Educação Fisica é o equilibrio do corpo e mente, intereção, recreação.
Para a prática da educação física é fundamental é ter prazer no que estar fazendo para que tenha bons resultados. Com a educação física evitamis o sendentarismo e outros problemas de saúde.

Thaís e Yandra disse...

Thaís e Yandra (Turma 3001-FG)

Educação física é fundamental para a saúde e o bem-estar do ser humano,
além de ajudar a lidar com emoções e garantir melhor condição de vida. Contribui para a formação do homem ajudando-o a se relacionar bem com outras pessoas.

Unknown disse...

Gabriela Cristina, Camila Bortoni
turma:3001 - FG

Educação Fisica é aquela atividade que te permite estar ativo, é a saude corporal, emocional, espirital, enfim é a saude do corpo da alma e da mente ,é você estar de bem com você mesma com seu próprio corpo.
OBS:ela pode ter significados diferentes, varia muito de pessoa para pessoa.
Na educação física, o profissional possui ferramentas valiosas para provocar ações que levem a esse desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte.

Lana disse...

Germano e Lana Turma:3002 FG

Conforme o texto percebemos o quanto a educação física é importante, tanto no condicionamento físico quanto na vida pessoal e social. E com isso o ser humano acaba se tornando uma pessoa mais habilidosa e capacitada de maneiras que estão em constante desenvolvimento físico e mental.

Hugo turma 3002 disse...

isso mesmo , Educação Física é trabalhar o corpo , a mente , e o físico .. saber controlar seu próprio corpo de uma forma grandiosa adquirindo saúde em série .

@hedpo_dpaula // Riller Maciel - 3002 disse...

Educação Física pra maioria das pessoas hoje seria exercita o corpo e assim ter em mente um tipo de estado físico apropriado para si, assim podemos dizer que educação física, muito prazeroso pra muitos, é uma necessidade da maioria dos brasileiros, seja ela como esporte, de fds, ou como obrigação diária, para melhor rendimento profissional e com o bem estar próprio.

Unknown disse...

Ana Carolina Gomes e Jhonathan turma:3002 FG

A Educação Física hoje, está sendo muito importante na vida das pessoas. Com ela aprendemos a nos divertir, a lidar com os sentimentos, a ter paciência, a nos alimentar corretamente e ter uma vida saudável. A cada dia ela tem sido fundamental em nossa vida.

Unknown disse...

Diego Moreira T:3002

Educação física ajuda no condicionamento físico e no preparo da mente para a superação de limites.É principalmente fundamental para a saúde.

Diego, Ruan disse...

Diego Silveira, Ruan Carlos nº:12,33
Turma:3001

Educação física é nada mais do que uma forma de exercitar o corpo, entretanto educação fisica também é um estilo de vida e que ajuda a exercitar a mente, tornando-se assim uma pessoa saudável de corpo e mente.

Fabricio e Alexandre - 3001 FG disse...

A Educação Física é muito importante para nós, por que nos provem bem estar, nos distrai e mantém o corpo em movimento. A Educação física também é importante para aprendermos sobre vários esportes, e também a agir em grupo.

vander e dario disse...

Vander, Dário turma:3002
A educação fisica esta sempre presente na vida do homem pois e a maneira que temos para nos manter em um bom estado fisico e mental buscando sempre o prazer em nos manter em movimento, além disso ela tambem nos dar saúde e bem estar. O profissional de educação fisica serve para nos dar a melhor orientação para um melhor um desempenho.

Talita Oliveira e Naiara Castilho disse...

Talita Oliveira e Naiara Castilho
Turma 3002

Com certeza a Educação Física é uma maneira de reeducar o nosso corpo e a mente através dos esportes.
Quem pratica diariamnte esportes procura boa saúde, corpos perfeitos, beleza e atingir objetivos quando a prática de esportes visa competições.
E não tem contra indicações.

Anônimo disse...

Conforme o texto nos mostra, educação física é um meio de se exercitar e ficar em forma, mas ao mesmo tempo tem que ser prazeroso para quem o faz. A educação física é usada tanto para se manter a forma como para atividades e jogos, mas tem que ser prazerosa de todas as formas.
Grazzyeli e Viviane, t. 3002

Anônimo disse...

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

Educação Fisica é aquela atividade que te permite estar ativo, é a saude corporal, emocional, espirital, enfim é a saude do corpo da alma e da mente.
É vc estar de bem com vc mesma com seu próprio corpo.
obs.:ela pode ter significados diferentes, varia muito de pessoa para pessoa.
Educação Física é um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Em muitos países do mundo ocidental, incluindo o Brasil e Portugal, a Educação Física também é um componente curricular no ensino fundamental e médio (ensinos básico e secundário em Portugal), destinada a transmissão e reelaboração das culturas corporais.
a educação física também ganha espaço em grupos especiais e mesmo entre adultos com uma vida ordinária.
Dupla: Prinncy Ferreira e Paula Cardoso turma: 3001

Unknown disse...

Cindy Lana e Juliana Souza Turma : 3001 F.G.

Educação Fisica é aquela atividade que te permite estar ativo, é a saude corporal, emocional, espirital, enfim é a saude do corpo da alma e da mente.
É vc estar de bem com vc mesma com seu próprio corpo.
obs.:ela pode ter significados diferentes, varia muito de pessoa para pessoa.
Educação Física é um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Adilson e Edgar T:3001 FG disse...

Adilson e Edgar T:3001 FG

Eduacação física corresponde a vários fatores, como: seu próprio bem estar, ajuda tanto no seu condicionamento físico e psicológico.Capacita os estudantes a se desenvolverem seu raciocínio lógico em outras matérias, ajuda também na formação de cidadões capacitados para ganhar ou perder, e ajuda a pensar no coletivo(escola, time, e até mesmo na sociedade atual).

Lucas (Turma 3001 F.G) disse...

Educação física é muito mais do que uma "matéria" de cólegio, como muitos acham, a Ed. Física é o conhecimento e a chave para o bem-estar, a união corpo-mente e superação de obstáculos para uma vida saudável e agradável. Ela nós propicía, além do prazer da saúde físca e do equilíbrio mental, o trabalho em equipe.
Por fim, a Ed. física nos ensina a batalhar por um objetivo, seja ele nas quadras, campos, tatâmes ou na vida social.

Anônimo disse...

Ana Carla e Sheridan turma: 3002

Concluímos que a Educação Física é muito importante para o bem estar do nosso corpo,ela faz parte da nossa rotina e nos ajudar a ter uma boa qualidade de vida muito mais saudável.

Luciane e Tatiany (3001 F.G) disse...

Educação física é uma atividade que principalmente envolve corpo e mente. Pode ter vários fins como para o esporte, para melhorar a saúde, para recreações e etc. Mas apesar de tudo isso, a educação física é um bem que faz a pessoa que o pratica, melhorar seu auto-estima, estando sempre de bem com a vida.

Bruna Alves / Roselaine disse...

Bruna Alves / Roselaine turma: 3001 FG

Concordamos que as atividades físicas nos ajudam até mesmo emocionalmente, vários jovens hoje se libertam inclusive de vícios através dos esportes.É muito importante a prática de esportes, já que os mesmos nos garantem melhores condições de vida.

Anônimo disse...

Hellen Almeida e Luiza Cavassani. turma: 3002

A educação física é uma atividade super importante para a maioria que praticam. Além de auxiliar na formação do corpo, auxilia também no bem estar da mente e ajuda a descobrir quem tem talanto para os esportes e interesse nessa área.

thais de oliveira disse...

Thais S. de Oiveira
a Educação Física é muito mais do que a práica de exercícios, é também uma terapia que necessitamos desde o nosso início para que haja harmonia entre mente,corpo e espírito e isto precisa ser exercitado!!

Anônimo disse...

Luciára e Gleicemara
Turma: 3002
A educação física é importante tanto para o condicionamento físico, quanto para a vida pessoal pois auxilia na formação de cidadãos. Também é uma forma de interação com o corpo, pois faz bem a saúde, torna a pessoa ativa. È um momento de lazer, de se exercitar, se divertir.

Thaís Duarte disse...

Thais Duarte, Wanessa Morais T= 3002 FG

O texto confirma tudo que pensamos sobre educação fisica e nos acrescenta algumas informações importantes. Educação Fisica é muito importante para mantermos uma vida saudavel tanto fisicamente quanto mentalmente.

gessileny e lucilene turma:3002 disse...

a educação física é muito mais que praticar esportes, é como um remédio para o ser humano, pois além de nos divertirmos podemos ter dicas de como cuidar de nossa saúde e alimentação. ela também contribui para a melhoria da coodenação motora, nos ajuda a lidar com sentimentos de perda e frustração.

Unknown disse...

Agatha n°2 e Douglas n°13 T:3001

Bom a educação fisica é um ponto de equilibrio entre sua mente e seu corpo, é educar seu corpo, melhorar seu condicionamento fisicoe e conhecer a cultura de cada esporte, porque educação fisica também é a cultura do esporte e educação ffisica desperta o espirito de competitividade, desperta a vontade de vence e por ultimo ter um boa saúde hoje e tambem no amanhã.

Sara Fidelix disse...

A Educação Física realmente é muito importante para o desenvolvimento do corpo e da mente.
A Educação Física não é só correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica,efim.Ela deve completar e trasmitir conhecimento sobre a saúde.
O professor tem que inovar não ficar passando a mesma coisa todos os dias, pois a Educação física envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como: jogos, competições,gincanas, leituras de texto, trabalhos escritos e práticos.
Sara fidelix Turma:3001

Tallita F. Gomes disse...

Tallita Fausto e Amanda Turma 3002

Educação física é uma área do conhecimento humano ligado ao estudo e atividades de aperfeiçoamento da saúde do nosso corpo e mente..ela nos ajuda a estar dispostos no dia a dia e nos faz bem..

Anônimo disse...

Helena n°20 e Mayane n°26 - Turma: 3001 - F.G (Formação Geral)

A Educação Física visa desenvolver as habilidades físicas do indivíduo, bem como os aspectos cognitivos (intelectuais), emocionais e sociais, utilizando para isso de técnicas e princípios de corporeidade e movimento humano.
A Educação Física nada mais é algo que pode e deve proporcionar aos seus praticantes (deixando de lado a parte competitiva) prazer, bem estar, respeito, benefícios à saúde. Todos deveriam praticar alguma atividade física, ao menos como recreação e lazer. Muitos problemas de saúde que a sociedade enfrenta hoje seriam evitados, se a população praticasse mais efetivamente algum exercício com regularidade.

]|I{»Edu@rd«}I|] disse...

Eduard Madley e Sávio Emídio, 3001

Educação Física não é somente pegar uma bola e ficar mais de 1 hora jogando,é voce estar em equilibrio da mente,corpo e estar bem consigo mesmo

Rhayani e Ludmila disse...

Rhayani e Ludmila turma:3002 FG

A educação física não só envolve o corpo, como também envolve a mente e a alma.
Com a educação física você consegue se interagir mais com as pessoas, você trabalha mais em grupo, você aprende a respeitar mais as diferenças.
Então vamos praticar mais exercícios físicos porque é fundamental para nossa saúde tanto física como mental.

C@uros@ disse...

Meus caros alunos os comentários para esse bimestre estão finalizados nesta data.

Desculpem o prazo acabou.20/03/2011

forte abraço

C@urosa

Adilson e Edgar disse...

Adilson e Edgar Turma:3001

A educação física sempre vai ser importante em vários aspectos tanto para o corpo,para a mente e para alma,sem contar que além de ficar bem consigo mesmo,você sí condiciona melhor desenvolve abilidades motoras em qualquer pessoa e aprendem a lidar com vitórias e com as derrotas!