domingo, 29 de maio de 2011

A T L E T I S M O

A T L E T I S M O





As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, corridas de meio-fundo e corridas de fundo. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo.

Atualmente as provas oficiais são:

Corridas de velocidade: 100 metros - 200 metros - 400 metros

Corridas de revezam
ento: 4x100 metros - 4x400 metros.

Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino - 110 metros com barreiras c/barreiras masculino - 400 metros c/barreiras - 3.000 m. c/obstáculos

Corridas de meio-fundo:
800 metros - 1.500 metros

Corridas de fundo: 5.000 metros - 10.000 metros

Saltos: Salto em altura - salto triplo - salto em distância - salto com vara

Arremesso e lançamentos: arremesso de peso, lançamento de disco - lançamento do martelo - lançamento de dardo

Provas combinadas: H
eptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros) Decatlo (para homens: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros).

As provas de pista e campo de atletismo sempre fizeram parte dos jogos olímpicos e são considerados o ponto nobre da Olimpíada.




ATLETISMO - LANÇAMENTOS E ARREMESSO


Dardo













Martelo


Lançamentos

Disco

As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e lançamento do dardo. O arremesso do peso no Brasil lançamento em Portugal de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7,26 kg para os homens adultos e 4 kg para as mulheres. O martelo é similar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir movimento linear à esfera e assim atingir uma distância maior. Já o disco é um pouco mais leve, pesando 1 quilograma para as mulheres e 2 quilogramas para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens.

Os lançamentos são executados dentro de áreas limitadas, são círculos demarcado no solo para o arremesso ou lançamento de peso, de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é que é contada a distância dos lançamentos. Normalmente as competições envolvem várias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas. As provas de lançamento são normalmente praticadas no espaço interior à pista das corridas.

A origem desta atividade é também irlandesa, pois nos jogos Tailteanos, no início da Era de Cristo, os celtas disputavam uma prova de arremesso de pedra que pelas descrições se assemelhavam à prova atual. Alias, é interessante notar que na Península Ibérica, nas províncias onde ainda se encontram concentrações humanas etnicamente celtas, Galiza na Espanha e Trás-os-Montes em Portugal, ainda se disputa uma competição chamada de “arremesso do calhau”, que se assemelha ao nosso moderno arremesso do peso. De qualquer forma, a codificação da prova, tal como ela é hoje, é totalmente britânica, inclusive o peso do implemento, 7,256 kg, correspondente a 16 libras inglesas, que era precisamente o que pesavam os projéteis dos famosos canhões britânicos do início do século XIX.

As primeiras marcas registradas pertencem ao inglês Herbert Williams, que em Londres, em 28 de maio de 1860, lançou o peso a 10,91 m, e o da Era IAAF ao americano Ralph Rose, que em 21 de agosto de 1909 arremessou 15,54 m em São Francisco. William Parry O’ Brien revolucionou esta prova, criando um novo estilo, no qual o atleta começa o movimento de costas para o local do arremesso. Parry O’ Brien venceu os Jogos Olímpicos de Helsinque e Melbourne, ganhou a prata em Roma e ainda se classificou em 4º lugar em Tóquio 12 anos depois de iniciar a sua carreira olímpica. Foi também o primeiro atleta a vencer mais de 100 competições consecutivas. No Brasil, o primeiro recorde reconhecido foi do atleta E. Engelke, vencedor do primeiro Campeonato Brasileiro de 1925, com a marca de 11,81 metros.

(fontes: sites net, Wikipedia, Wordpress.com)

Arremesso do Peso

13 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim no atletismo a corrida de velocidade é muito interesante pois possibilita ao praticante observar ate onde voce pode chegar quebrando seu record e observando como sua mente e seu corpo conseguem entrar em harmonia para realizar o sempre o seu melhor;O salto com vara tambem é interesante pois o praticante sempre busca quebrar o seu record numa combinação de impulso e flexibilidade do corpo para nao errar;O lançamento de dardo é legal também pois é uma combinação de força,habilidade e precisão para conseguir tocar o solo com a ponta dianteira do dardo

Priscila Alves
turma:3001
n:30

Lana / Germano disse...

O atletismo em geral é muito interessante. Gosto das corridas com obstáculos, dos lançamentos de dardo e peso.
A forma de como o atleta harmoniza as habilidades motoras com o físico e a mente são impressionantes.
Parabéns pelo texto, pois é muito informativo.

Alunos: Lana nº21
Germano nº12
Turma: 3002FG

Talita Oliveira nº: 35 e Naiara Castilho nº: 28 Turma:3002 F.G disse...

O atletismo exige força, habilidade, equilíbrio mental e físico pois exige muita concentração e esforço do corpo.
O atletismo é um esporte muito interessante pois engloba várias modalidades sem contar que faz bem à saúde, e o nosso corpo necessita de uma''reeducação'' e o atlestismo é um esporte ideal pra quem deseja se reeducar mentalmente e fisicamente.

Thaís e Yandra disse...

O Atletismo sem dúvida é um esporte para quem gosta de superar seus limites e testar sua capacidade fisíca e mental. Essa modalidade esportiva exige do competidor muita força, equilíbrio,disciplina, habilidade e concentração.

Thaís e Yandra
Turma:3001 - FG
n°38 e n°43

Anne Giesta disse...

Se puder, dá uma olhada no meu blog, estou divulgando ele. Obrigada pela atenção, e vou adorar receber opiniões. http://wonderlandimaginary.blogspot.com/

Anônimo disse...

Diego Moreira Nº10 T: 3002
Bom gostei muito de ter visto esse assunto,pois o atletismo é uma modalidade de esporte bem interessante porque envolve:
Força,resistência,técnica preparo físico etc..
eu particularmente gosto do atletismo por ser um esporte onde os atletas estão quebrando records a todos os instantes e por exigir muito do atleta.A modalidade que mais gosto é a corrida '' creio que seja a mais praticada no brasil por conta da São Silvestre em SP ''A corrida possui um percurso de 15 km, menos da metade de uma maratona, mas com quase todas dificuldades de uma devido a fatores como o intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados pelos participantes.

Diego, Ruan disse...

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas que exigem muita força fisica por parte do praticante e que alem disso servem para manter uma boa forma fisica.

Alunos: Diego, Ruan n°: 12, 34
Turma: 3001

Adilson e Edgar disse...

Adilson e Edgar n°:1 e 14 Turma:3001
O atletismo para nós é sim um conjunto de atividades bem dinâmica a onde os atletas si superam a cada competição e quebram vários records.
O atletismoenvolve força,resistência,técnica,preparofísico e preparo psicologico. Dentro desta modalidade a várias outras provas de atletismo como lançamento e arremeço de dardos,martelos e discos.

Anônimo disse...

O atletismo é um esporte muito interessante pois possui várias modalidades. O atletismo exige do atleta força, habilidade, superação, preparo físico e preparo mental. o atletismo se torna interessante por que é um esporte de superação, a cada dia são batidos novos recordes.
Achamos mais interessante as modalidades de velocidade: 100 metros, 200 metros e 400 metros.

Nomes: Fabrício Lellis
Alexandre
turma: 3001

Raissa disse...

O atletismo é dividido em algumas modalidade.Elas são fazeis de ser praticadas porem é necessário que tenha algumas caracteristicas como agilidade,força e outras.Para serem praticadas no ambiente escolar como no PBN é necessário algumas adaptações já que o colégio não tem nenhuma estrutura física para a prática das modalidades.

Raissa de S. Camilo Nº:31 Turma:3001 FG

Anônimo disse...

Hugo Nº18 Turma:3002FG

bem.. se todos notarem é uma das melhores atividades que tem .. porque sem ela não existiria quase nenhuma (minha opinião) , pois se observamos temos que ter :atenção , agilidade , impulso , força , velocidade , entrosamento e muitas outras coisas ... nisso podemos observar que é a modalidade que mais quebra recordes , pois todos ficam de olho quando passa na TV pra ver se ''tal pessoa'' vai conseguir quebrar .
texto ficou muito explicado . Bom Trabalho Carlos

Alina e Sabrina; N° 04 E 34 - turma 3001 FG disse...

Através dessas informações postadas sobre o atletismo, pudemos compreender a importância desse esporte em nossas vidas, e também serve de incentivo para as pessoas que possuem talentos nessa modalidade para começar a pratica-la.

Bruna disse...

Bruna Alves Marques nº: 08 turma:3001 FG

é muito interessante saber que o atletismo já existe a tanto tempo e ainda hoje é um tipo de esporte importantíssimo para o Brasil e para o mundo, tanto que as olimpíadas e o pan se utilizam dessa modalidade esportiva.